Anuncio

BIOJOIAS: EMPREENDEDORISMO, SUSTENTABILIDADE E MODA

Projeto Enel Compartilha Empreendedorismo no Ceará realiza live para falar sobre o lançamento de novas peças e o conceito de economia circular

Através de uma transmissão que aconteceu pelo facebook da Enel, no mês de setembro, o projeto Enel Compartilha Empreendedorismo mostrou como estimula a geração de renda de uma maneira mais sustentável, pensando não só no econômico e no social, mas também no viés ambiental.

A live contou com a participação das empreendedoras do Giro Social, que reúne os grupos produtivos participantes do projeto da Enel, gerenciado pela AVSI Brasil. Na ocasião, foram divulgadas as novas peças produzidas pelo grupo, como colares, brincos e pulseiras.

As biojoias possuem esse nome pois são acessórios produzidos a partir de materiais que seriam descartados, como conta Ana Cilana, coordenadora de projetos de sustentabilidade na Enel Ceará: “Mensalmente, são retiradas toneladas de fios e cabos pelas nossas equipes. São fiações colocadas irregularmente na rede elétrica, de telefonia, internet e até mesmo de TV a cabo. Estes resíduos eram levados até um depósito e depois iam para incineração, até que o projeto Enel Compartilha Empreendedorismo propôs um desafio para os artesões: transformar esses materiais em outras peças. Convidamos uma designer de joias para elaborar uma coleção diferenciada e inovadora. Dessa forma, as artesãs do projeto transformaram em joias o que antes era lixo”.

Esso é o conceito de economia circular: utilizar um material que já não tem mais valor econômico, que seriam descartados, em outro com uma nova função, ressignificando e atribuindo um novo valor. “Hoje, como você se veste, é uma forma de passar uma mensagem para o mundo, aliás a forma como a gente consome as coisas é um posicionamento, ainda mais nesse mundo cada vez mais conectado”, explica o apresentador do evento, Wagner Ancelmo.

Com a pandemia do novo coronavírus, o projeto precisou se reinventar e as vendas agora estão sendo feitas por meio do Instagram do Giro Social, onde elas expõem as peças com valores e entregam por meio de um sistema delivery.

“O projeto surgiu na nossa vida como uma luz, uma nova visão de mundo, sabe? A Enel é uma parceira muito forte, que nos leva a lugares que a gente não teria possibilidade de estar, como Dragon Fashion, por exemplo. Então, são muitas coisas que vieram através do projeto”, relata a artesã Elrilene Maciel, que representou o Giro Social na transmissão ao vivo.

O evento também contou com a participação da Orquestra Juvenil da Casa da Vovó Dedé, que preparou um vídeo com cada musicista tocando de sua casa, aderindo ao isolamento social. Confira a gravação da live pelo facebook da Enel Brasil, clique aqui e veja (https://www.facebook.com/EnelBrasil/videos/344094500069293).

Essa iniciativa da Enel, em parceria com a AVSI Brasil, está alinhada com a Agenda 2030 da ONU e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente com o ODS 8, que visa a promover o crescimento econômico, inclusivo e sustentável, e trabalho decente para todos.