Anuncio

BRASÍLIA: seminário público na sede da CNBB apresenta os efeitos e impacto do projeto Acolhidos por Meio do Trabalho

Estiveram presentes representantes do governo federal, instituições parceiras e organismos internacionais que atuam no âmbito da Operação Acolhida

Nesta quinta-feira (7) aconteceu em Brasília (DF) o segundo evento público intitulado “Seminário: Estudo de avaliação da integração local de refugiados e migrantes venezuelanos no Brasil”. A cerimônia foi realizada em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), grande aliada no tema refúgio e migração.

O evento reuniu o Secretário Geral da CNBB, Bispo Dom Ricardo Hoepers, a representante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Bárbara Cravos, a Oficial Sênior de Projetos da OIM, Michelle Barron, o representante no Brasil da ACNUR, Davide Torzilli, a diretora do Instituto de Migração e Direitos Humanos, Irmã Rosita Milesi e o presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli. Na ocasião, foram apresentados os resultados sobre os efeitos e impacto do modelo adotado pelo projeto Acolhidos por Meio do Trabalho na resposta humanitária direcionada ao atendimento de refugiados e migrantes venezuelanos no Brasil.

A diretora técnica da Pólis Pesquisa, Bertha Maakaroun, foi a responsável por apresentar os dados científicos obtidos durante a pesquisa. De 2019 até esse ano, a iniciativa promoveu a interiorização de 3.360 refugiados e migrantes venezuelanos, sendo que 1.329 indivíduos foram integrados com emprego regular. Também realizou 147 processos de interiorização por vaga de emprego sinalizada, envolvendo 86 empresas.

A nível global, em relação ao deslocamento forçado, existem mais de 110 milhões de pessoas deslocadas à força em todo o mundo, segundo dados do ACNUR de setembro deste ano. “A experiência apresentada nestes eventos demonstra o resgate integral da dignidade da pessoa. Queremos garantir essa acolhida, garantir este abraço humano”, afirma Fabrizio Pellicelli.

O projeto Acolhidos por Meio do Trabalho é fruto da aliança entre a Fundação AVSI e a AVSI USA, implementado pela AVSI Brasil em parceria com o Instituto Migrações e Direitos Humanos, com recursos do Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do governo dos Estados Unidos. Conta também com o apoio institucional do Governo Federal, da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), da Organização Internacional para as Migrações (OIM), da Rede Brasil do Pacto Global e de entidades da sociedade civil que atuam na temática do refúgio e da migração.