Anuncio

Brasília: Trabalhadores voluntários reforçam o desenvolvimento de atividades sociais na Casa Bom Samaritano

O espaço foi cedido temporariamente pela CNBB para migrantes e refugiados venezuelanos dentro do projeto Acolhidos por Meio do Trabalho.

A Casa Bom Samaritano (CBS) foi inaugurada em fevereiro de 2021 e serve como moradia temporária para famílias venezuelanas interiorizadas de Boa Vista (RR) a Brasília (DF), por meio do projeto de desenvolvimento e integração socioeconômica Acolhidos por Meio do Trabalho. Com capacidade para acolher até 84 pessoas, o espaço conta atualmente com o apoio de 17 voluntários.

A iniciativa de voluntariado é firmada por meio do termo de cooperação técnico entre o Centro Universitário de Brasília (CEUB) e a AVSI Brasil, que gerencia a casa em conjunto com o Instituto Migração e Direitos Humanos (IMDH).

Todos os voluntários receberam uma formação técnica, com instruções sobre o projeto Acolhidos e apresentação sobre a metodologia aplicada à convivência da casa. “A gente procura estar próximo dos beneficiários desde a recepção. Uma estratégia que apoiamos é que os acolhidos já residentes da Casa recebam os recém-chegados, incentivando esse senso comunitário”, destaca a oficial de disciplina e participação coletiva da CBS, Stephanie Gutierres.

Dentre as atividades a serem desempenhadas, os voluntários poderão promover serviços de atenção recreativa para crianças e adolescentes, capacitação para o trabalho, produção de materiais informativos, acompanhamento em casos de saúde, apoio psicológico e orientação jurídica. “Quero poder colaborar com a vida dessas pessoas, fazer a diferença para que tudo ocorra muito bem. Vou atuar nas atividades com as crianças e eu, como mãe, acho gratificante fazer parte desse projeto”, comenta a voluntária Gisele Rocha.

O projeto Acolhidos por Meio do Trabalho é uma iniciativa da aliança entre a Fundação AVSI e a AVSI-USA, implementado pela AVSI Brasil em parceria com o Instituto Migrações e Direitos Humanos, com recursos do Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do governo dos Estados Unidos. O objetivo do projeto é garantir os direitos dos refugiados e migrantes venezuelanos que vivem no Brasil, em apoio à Força-tarefa Logística e Humanitária da Operação Acolhida.

Convidamos a todos para conhecer a Casa Bom Samaritano e apoiar esta iniciativa de acolhimento humanitário agendando uma visita através do e-mail: acolhidos@avsi.org.br.