Anuncio

Campanha promove o fortalecimento de vínculos familiares e paternidade consciente

Prefeitura Municipal de Boa Vista lançou a campanha Pacto pela Paternidade Boa, em comemoração ao Dia dos Pais e celebrando o mês da Primeira Infância

Foto: Reprodução / Prefeitura Municipal de Boa Vista

O envolvimento da figura paterna na criação dos seus filhos é um dos fatores decisivos para o desenvolvimento integral e saudável da criança. Pensando nisso, com objetivo de promover boas práticas para a mudança de comportamento e incentivar o fortalecimento de vínculos entre pais, filhos e família, o programa Scale-up urban95 Boa Vista junto com a Prefeitura Municipal e parceiros lançou no dia dos pais a campanha Mês da Primeira Infância e Pacto pela Paternidade Boa.

A campanha foi idealizada pelo Allma Hub Criativo e Sam Sternin, especialista em mudança comportamental da Fundação Bernard van Leer.  O desenvolvimento da iniciativa foi orientado através da troca de conhecimentos e experiências entre gestores do programa, secretarias municipais e líderes locais que participam da criação de políticas públicas para a Primeira Infância.

Ana Marques, diretora de criação e estratégia da Allma, destaca que “todo o material desenvolvido para a campanha foi orientado aos comportamentos que prevemos inspirar nos homens: paternidade positiva com interações saudáveis, criação não violenta e participação na vida dos filhos e da família como um todo. A ideia é aproximar os pais ao papel da paternidade desde o pré-natal, considerando que a presença conta muito no desenvolvimento das crianças”.

O repertório de mensagens e peças que serão divulgados durante o mês de agosto na cidade, foi pensado com o objetivo de convidar a população de Boa Vista a refletir sobre o impacto da participação ativa da figura paterna nos primeiros anos de vida das crianças de forma consciente e responsiva.

Esta iniciativa reafirma o compromisso do programa e da gestão municipal em contribuir para manter Boa Vista como a capital da Primeira Infância. Segundo o Arthur Enrique, prefeito da capital roraimense, este é o momento de todos os homens firmarem esse pacto pela paternidade, adotando uma postura mais firme em relação ao compromisso de exercitar uma paternidade positiva influenciando diretamente no desenvolvimento da Primeira Infância. “Vamos juntos olhar para o nosso papel de cuidadores das crianças, que são o nosso futuro, e pensar em como podemos melhorar. Este é um passo muito importante. Se todos vierem juntos, podemos ser um modelo para outros municípios. Vamos mostrar que paternidade e Primeira Infância estão muito relacionados”, apontou.