Anuncio

Carreira profissional é discutida com alunos do Semente de Ciência

Atriz baiana dialoga sobre a trajetória profissional com turma com jovens do projeto

As turmas do projeto Semente de Ciência participaram nesta terça-feira, 24, de uma palestra sobre carreira profissional com a atriz baiana Mônica Gedione. Dificuldades, desafios, mudanças, questões da trajetória e vida profissional foram alguns dos assuntos debatidos no encontro realizado no auditório do Colégio Soledade, em Salvador (BA).

A necessidade apresentada  pela maioria dos alunos, de um amadurecimento sobre a vida academica e profissional, levou à inclusão de atividades extra-classe, sobre campo e mercado de trabalho. “Então reservamos um horário para possibilitar encontros com diferentes profissionais para um diálogo sobre trabalho, trajetória de carreira e todas as variáveis ( etiqueta corporativa, plano de carreira, entre outras questões).” explicou a coordenadora do projeto Carolina Barreto.

No bate-papo, a atriz também comentou sobre ética e postura no trabalho e como uma carreira pode trazer benefícios para os jovens, ressaltando a importância de uma meta profissional na vida pessoal. Junto com os alunos, Mônica levantou questões de como tornar-se um profissional bem-sucedido e a relevância da qualificação para todas as áreas.

A vida profissional é uma expressão da liberdade humana, junto com a dignidade. A pessoa que escolhe seguir uma carreira deve escolher por prazer”, respondeu Mônica ao aluno Willian Rodrigues, quando questionada sobre a definição de uma vida profissional.

Para os jovens, foi uma experiência importante. “A palestra foi nota dez. Gostei muito, principalmente pelo conteúdo. A palestra teve como tema a experiência profissional, mas a palestrante foi além do que esperávamos. Ela nos levou a pensar sobre o trabalho enquanto experiência de vida e levantou outros aspectos, como a importância de senso crítico pra ter uma maior percepção em relação a nossa realidade e sobre as influências midiáticas”, afirmou Willian.