Anuncio

Casa Bom Samaritano (CBS) forma primeira turma do Curso de Panificação Artesanal

Os acolhidos receberam a formação teórica e a apostila com as receitas

A Casa Bom Samaritano (CBS) formou, em fevereiro, a primeira turma do Curso de Panificação Artesanal, voltado para os migrantes e refugiados venezuelanos participantes. O Curso é fruto do projeto social “Padaria Artesanal em Brasília”, de autoria da segunda-dama Lu Alckmin, para promover a inclusão produtiva e gerar oportunidades de trabalho e renda em regiões com população em situação de vulnerabilidade social.

As primeiras multiplicadoras do curso foram Dona Ana e Dona Fátima, funcionárias da AVSI Brasil e cozinheiras da Casa Bom Samaritano. Ambas realizaram o curso de formação realizado na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, e foram capacitadas a replicar o curso na CBS.

Participaram do curso cinco ex-acolhidos da Casa Bom Samaritano, que puderam aprender as técnicas de dez tipos diferentes de pães, entre doces e salgados. Além disso, receberam a formação teórica, destacando os objetivos do projeto, bem como a apostila com as receitas. Todos os participantes receberam a certificação e agora são capacitados como novos multiplicadores.

O próximo curso será no dia 02 de março, e irá contemplar antigos acolhidos e aqueles que estão atualmente na Casa Bom Samaritano. A meta é que 100 pessoas sejam capacitadas até o final deste ano e possam utilizar esSa experiência como fonte de renda.

Sobre o projeto Padaria Artesanal em Brasília, o mesmo foi idealizado para promover a inclusão produtiva e gerar oportunidades de trabalho e renda em regiões com população em situação de vulnerabilidade social. O projeto capacita os multiplicadores por meio de técnicas simples, sem a exigência de estrutura profissional, abordando também temas como higiene, empreendedorismo e formalização, de acordo com o Senac.

A Casa Bom Samaritano

O Centro de Acolhida Casa Bom Samaritano, localizado em Brasília, abriga famílias venezuelanas interiorizadas na cidade de Brasília, por um período de 3 meses, em razão de contratação pelo setor privado local. A Casa Bom Samaritano funciona em um espaço da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), voltado a ações e serviços na área social, cedido gratuitamente para a instalação e funcionamento do Centro de Acolhida para refugiados e migrantes venezuelanos, a serem acolhidos por meio do trabalho, sob a gestão e administração da parceria AVSI Brasil e Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH)/Irmãs Scalabrinianas.