Anuncio

Celpe inaugura caminhão do Projeto Vale Luz

Iniciativa da concessionária permitirá a troca de resíduos recicláveis por desconto na conta de energia

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa do Grupo Neoenergia, lança oficialmente, às 10h30 desta quarta-feira (27), na Comunidade Aritana, Imbiribeira, o Projeto Vale Luz Celpe, que prevê a troca de resíduos recicláveis por descontos na conta de energia. A unidade móvel do Projeto promoverá o recolhimento do material reciclável, inicialmente, em 12 comunidades dos municípios do Recife e Olinda. Além de possibilitar redução no valor da fatura, a iniciativa estimula o uso racional dos recursos naturais, minimizando os impactos ao meio ambiente. O Vale Luz Celpe funciona em parceria com quatro associações de catadores, Associação dos Voluntários para o Serviço Internacional Nordeste (AVSI) e as Prefeituras do Recife e de Olinda.

Como participar?

Para participar, o cliente precisa apresentar conta de energia que comprove a residência na comunidade contemplada. A gestora da Unidade de Eficiência Energética da Celpe, Lídice Carvalho, explica que, em breve, clientes da Celpe que tiverem a conta bancária Caixa Fácil (Caixa Econômica Federal) e que possuam o cartão Bolsa Família poderão receber parte dos valores gerados pela troca dos resíduos como crédito em conta corrente. O benefício será exclusivo para os portadores do cartão Bolsa Família.

O Vale Luz Celpe permite a troca de resíduos recicláveis por descontos na fatura de energia elétrica. O projeto oferece uma oportunidade de redução de despesas com o consumo de energia para a população de baixa renda e estimula a consciência ambiental, além de reforçar a reciclagem nos municípios.

Visitas quinzenais

A unidade móvel do Projeto, chamada de Caminhão Vale Luz, visitará quinzenalmente cada localidade e ficará estacionada durante um turno (manhã ou tarde) em local previamente estabelecido. São aceitos para reciclagem metal, papel, papelão e plásticos. Alguns cuidados devem ser tomados no momento da coleta. Papéis e plásticos, por exemplo, não podem estar sujos ou molhados. No caso das latas de alumínio, devem estar sem areia, pedra ou materiais que comprometam a pesagem.

Caberá às associações de catadores a destinação adequada dos resíduos coletados nas comunidades. “Por isso, durante a coleta, um representante da associação de catadores que atende a comunidade visitada acompanhará a equipe do Vale Luz Celpe”, explica a gestora. O transporte dos resíduos sólidos ocorrerá de forma segura, sendo adequadamente separados por classe e armazenados no interior do caminhão.