Anuncio

CENTRO EDUCATIVO PARA REFUGIADOS E MIGRANTES VENEZUELANOS INAUGURADO EM BOA VISTA

Desde o dia 23 de novembro, parte do antigo ginásio desportivo, no bairro 13 de Setembro, passará a servir como um novo espaço multiuso da Operação Acolhida, com o intuito de atender refugiados e migrantes venezuelanos que estão nos abrigos de Boa Vista. Trata-se de um espaço educativo e formativo, que irá oferecer atividades educacionais voltadas à população venezuelana, de forma a facilitar sua integração no Brasil. Futuramente,  o espaço também abrigará o Centro de Coordenação e Interiorização (CCI).

A iniciativa para a criação do espaço foi proposta pela AVSI Brasil, que implementa o projeto Acolhidos por meio do trabalho, com recursos financiados pelo Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM), do governo dos EUA. Para Fabrizio Pellicelli, presedinte da AVSI Brasill, “a valorização individual da pessoal é o elemento que irá ajudar muito no processo de interiorização e integração local, por isso o centro nasce como um espaço único capaz de oferecer oportunidades”.

Atualmente, cerca de seis mil venezuelanos estão abrigados nas estruturas da Operação Acolhida, entre abrigos não-indígenas e indígenas, em Boa Vista. De acordo com pesquisa elaborada pela Polis Pesquisa, contratada pela AVSI Brasil, as famílias venezuelanas abrigadas na cidade passam cerca de cinco meses, em média, nos centros de acolhida e apenas 16% das pessoas entrevistadas possui formação técnica superior, ou seja, qualquer formação além do ensino médio. Já 59% tem baixo, ou muito baixo conhecimento da língua portuguesa.

Para Suzana Camacho, responsável interina do escritório do ACNUR em Boa Vista,  esse é um espaço importante para integração socioeconomica dos migrantes venezuelanos. “Essa estrutura simboliza a transição que todos esperamos, da emergencia para o desenvolvimemnto. Esperamos que muitas vidas sejam impactadas”, aborda Suzana.

Para Daniel Amorim Pereira, Coordenador de Interiorização e Integração da OIM em Boa Vista, iniciativas assim demosntram como todos os envolvidos contribuem para o futuro dessa população, por intermédio da Operação Acolhida, visando garantir a autonomia e a inserção dos migrantes venezuelanos no Brasil.

Em suas palavras, o Coordenador Operacionalda Operação Acolhida e Comandante da Força-Tarefa Logística Humanitária, General de Divisão Sérgio Schwingel, o espaço multiuso é mais uma ferramenta afim de possibilitar a melhor condição de adaptação e capacitação do venezuelano na sociedade brasileira.

A Operação foi iniciada em março de 2018 e sua governança é realizada por intermédio do Comitê Federal de Assistência Emergencial (CFAE), instituído por lei em junho de 2018. Esse Comitê é integrado por 13 Ministérios, incluindo o Ministério da Defesa, e é coordenado pela Casa Civil da Presidência da República. A Força-Tarefa Logística Humanitária atua no Estado de Roraima e Amazonas no ordenamento da fronteira, no abrigamento e na interiorização com o objetivo de trazer a dignidade e a esperança aos venezuelanos vulneráveis, além de facilitar seu processo de integração em todo território nacional. Nesse contexto, o papel da Operação Acolhida na resposta humanitária para venezuelanos foi reconhecido pela ONU como exemplar e muito efetivo. É uma resposta humanitária tida como modelo.


PARCERIA QUE TRANSFORMA

O evento de inauguração também foi inserido no calendário comemorativo dos 50 anos da Fundação AVSI –  Organização Não Governamental sem fins lucrativos de origem italiana que está envolvida  com  projetos  de  cooperação  para o desenvolvimento e tem atuação em mais de 30 países.

A AVSI Brasil é uma organização brasileira sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que nasceu da experiência de profissionais vinculados à Fundação AVSI e que faz parte da rede de sócios fundadores da Fundação.

Desde junho de 2018, a AVSI Brasil atua na gestão de centros de acolhida e assistência à população venezuelana em Roraima. Atualmente, a organização é responsável pela gestão de cinco abrigos, em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). Em 2019, passou a implementar o projeto Acolhidos por meio do trabalho, com financiamento do PRM/EUA, visando facilitar a integração socioeconômica de migrantes e refugiados venezuelanos no Brasil, além de atender uma parcela da população brasileira em situação de vulnerabilidade. Além da AVSI Brasil, integram a iniciativa, Fundação AVSI, AVSI-USA e Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), além da parceria do ACNUR, Organização Internacional para as Migrações (OIM), Rede Brasil do Pacto Global e do governo federal.