Anuncio

Centro formativo inicia calendário de cursos para refugiados e migrantes venezuelanos, em Boa Vista (RR)

Quatro turmas já iniciaram o curso de Língua Portuguesa, com aulas aplicadas pelo Instituto Inspire Rebeca, em parceria com o projeto Acolhidos por meio do trabalho, da AVSI Brasil

O Centro Formativo para a Integração Socioeconômica de Refugiados e Migrantes Venezuelanos no Brasil, inaugurado recentemente pela AVSI Brasil e Força-tarefa da Operação Acolhida em Boa Vista, iniciou o calendário de cursos para o ano de 2023.

Quatro turmas já começaram os estudos de Língua Portuguesa, com carga horária de 40 horas, de segunda a sexta-feira. Os cursos são dirigidos para pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela que estão nos abrigos gerenciados pela AVSI Brasil, em Boa Vista (RR). A iniciativa pretende beneficiar cerca de 400 venezuelanos até setembro. Ao final do curso, o aluno que apresentar 75% de presença recebe um certificado de conclusão com validade para todo o território brasileiro.

A ação é realizada pelo projeto Acolhidos por meio do trabalho, implementado pela AVSI Brasil e parceiros, com recursos financiados pelo Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Governo dos EUA.  Desde que foi implementado, em 2019, o projeto já entregou 1.920 certificados para venezuelanos, sendo 1.853 em Boa Vista, em cursos de Língua Portuguesa, Preparação Laboral e técnicos profissionalizantes (Manicure, Depilação, Vendas, Operador de Caixa, Corte e Escova, Informática, Preparação de Hambúrguer, Pães, Salgados, Pizza, Instalador Hidráulico, Básico de Manutenção Automotiva e Carpintaria).

Em 2022, o projeto também avançou com capacitações profissionalizantes realizadas no abrigo indígena Waraotuma a Tuaranoko, considerado o maior abrigo para pessoas refugiadas e migrantes de etnias indígenas na América Latina, com o curso de Doces e Salgado.

Para a gerente do projeto, Thais Braga, além de oportunizar o aprendizado do novo idioma, os cursos possibilitam também conhecimentos técnicos em diversas áreas, entre eles conceitos sobre a legislação de trabalho no Brasil. “É um incentivo importante para quem chega em um novo país e precisa adaptar-se e estabelecer uma comunicação adequada para a conquista de sua autonomia, seja na busca por um emprego ou mesmo na inserção em sua nova comunidade”, explica.

Já o coordenador do projeto Petrick Kristofer, explica que novos cursos técnicos profissionalizantes também serão abertos no decorrer das próximas semanas, com capacitações previstas nas áreas de gestão, beleza e gastronomia.

O projeto

O projeto Acolhidos por meio do trabalho tem o envolvimento do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), da Fundação AVSI e AVSI-USA e é financiado pelo Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos EUA, além do apoio institucional da Casa Civil da Presidência da República, da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Organização Internacional para as Migrações (OIM), Rede Brasil do Pacto Global e de entidades da sociedade civil que atuam na temática do refúgio e da migração.