Anuncio

Certificação da primeira turma de jovens do Projeto Semente de Ciência

"Aprendemos que podemos ir além ou ficar parados [...] Só depende de nós", Rafael Viana, ex-aluno

Foi realizada na última sexta-feira (20)a cerimônia de certificação dos jovens pertencentes a primeira turma dos cursos realizados pelo Projeto Semente de Ciência, na área de Tecnologia da Informação.

O evento, que aconteceu a partir da 08:30 da manhã, no espaço do Centro de Formação do Projeto, no bairro da Liberdade, em Salvador, contou com a participação da Secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado da Bahia – SEDES, Maria Moraes de Carvalho Mota, o Presidente da AVSI Nordeste, Fabrizio Pellicelli e o Consul da Itália em Salvador, Giovanni Pisanu, representando o Governo da Itália.

Essa iniciativa integra a Política Estadual de Juventude por meio do Programa Jovens Baianos, executado pela SEDES-Ba.

Receberam o diploma, nessa primeira etapa do Projeto, 153 jovens, de 18 a 24 anos, dos três cursos oferecidos: Suporte aos Usuários de Informática (Helpdesk), Desenvolvimento de Software e Edição de Vídeos Digitais.

“Hoje estamos na frente de um dos resultados desta iniciativa que se refere a formatura da nossa primeira turma de alunos do Semente de Ciência”, declarou o presidente da AVSI, Fabrizio Pellicelli, durante seu discurso. O projeto se propõe a oferecer uma resposta concreta às necessidades de jovens caracterizados por vulnerabilidade social. “Investir na educação profissional significa contribuir com o trabalho futuro de jovens, considerando que a formação profissional permite a uma pessoa entender como aprender, a conhecer os instrumentos para o trabalho, fator fundamental para seu desenvolvimento”, finaliza.

O sentimento que tomou conta da cerimônia foi de grande satisfação e alegria para todos que estavam presentes, principalmente para os formandos e suas famílias, participantes ativos na organização e realização do evento.

“Com essas experiências aprendemos que podemos ir além ou ficar parados, de braços cruzados. Só depende de nós. Podemos conviver com as diferenças, independente de quais sejam elas e temos que estar abertos a certas mudanças daqui para frente”, declarou Rafael Viana, formado no curso de Helpdesk, em seu discurso como orador da turma.

Ivína Verônica Machado Neves, aluna do curso de Edição de Vídeos Digitais, ressaltou a importância do curso para sua vida pessoal e profissional. “Aqui no Semente de Ciência eu ganhei o que não tenho lá fora: uma família. Além disso, foi aqui que desejei deixar de ser ignorante”, declarou a jovem.

As próximas turmas terão início no dia 1º de agosto, e serão formados, ainda este ano, mais 240 jovens, totalizando, ao final do projeto, a formação profissional de 1440 jovens.

O Projeto também contempla um trabalho de busca de vagas junto aos setores público e privado para inserção dos jovens no mundo do trabalho em duas modalidades de encaminhamento: jovens formados para contratos convencionais e jovens aprendizes para a próxima turma.