Anuncio

Ciranda Esportiva promove tarde de brincadeiras retrô e resgata memórias da infância dos anos 1990 e 2000

Atividade lúdica reforça valores como cooperação, socialização e desenvolvimento motor entre crianças da zona rural de Catu (BA)

Por: Dimicaele Borges

O projeto Ciranda Esportiva, um dos eixos do programa Ciranda Viva, promovido pela AVSI Brasil — realizou uma atividade especial com a temática “retrô”, inspirada nas brincadeiras tradicionais das décadas de 1990 e 2000. A ação ocorreu na quadra da sede do programa, localizada na comunidade rural de Cassarongongo, em Catu–BA.

            A quadra se transformou em um espaço nostálgico para os adultos e em um ambiente de descobertas e integração para as mais de 20 crianças participantes. A proposta da atividade foi apresentar à nova geração formas de lazer e interação social que antecedem o uso das redes sociais digitais.

            A tarde começou com o tradicional aquecimento, como em todas as aulas. Em seguida, o educador físico Gledielson Costa surpreendeu os alunos ao anunciar a proposta do dia: reviver brincadeiras que marcaram a infância de muitos. Enquanto algumas crianças já conheciam os jogos, outras aprenderam se divertindo.

            Utilizando apenas uma corda e cantigas populares como “Um homem bateu em minha porta”, “Hoje é domingo” e “Senhoras e senhores”, a turma participou de diversas brincadeiras como jogo da cobrinha, cabo de guerra e pula-corda.

            A atividade abordou aspectos físicos, cognitivos e sociais, promovendo o trabalho em equipe, a cooperação, o senso de equilíbrio e o desenvolvimento motor. “O mais interessante é ver as crianças se desenvolvendo de forma tão natural que nem percebem o quanto essas brincadeiras contribuem para seu crescimento. Além disso, memórias importantes estão sendo criadas”, destaca o professor Gledielson Costa.

            O Projeto Ciranda Viva tem como missão promover a valorização do ser humano por meio de atividades socioeducativas, culturais e esportivas, fortalecendo os vínculos comunitários e familiares nas áreas rurais de Catu. A iniciativa conta com o investimento social da PetroReconcavo e o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Prefeitura Municipal de Catu–BA, que acreditam na educação e no esporte como pilares para um futuro melhor.