Por: Dimicaele Borges
O Dia da Família, promovido pelo Programa Ciranda Viva, teve como foco a valorização da família na educação das crianças e dos jovens e reconhecendo o papel essencial do cuidado e do acolhimento. O evento foi importante para incluir crianças e adolescentes que não fazem parte do modelo convencional de família, reforçando a importância do protagonismo na educação e proteção das novas gerações.
A comemoração contou com uma decoração acolhedora, onde se destacava uma árvore repleta de cartas escritas pelos beneficiários, compartilhando suas percepções sobre a importância de suas famílias. A manhã foi conduzida pela psicóloga e coordenadora socioeducativa Paola Possari, que iniciou o evento com uma reflexão sobre as diferentes formas de concepção de lar.
A celebração foi ainda mais especial com a apresentação musical do professor de educação física Gledielson Costa. As participantes, todas mulheres – mães, avós e tias – refletiram sobre o cuidado familiar, como ressaltou Regina Pascoal: “Sou eu e o avô dela quem cria e minha neta é tudo pra nós. É a minha princesa, o maior amor do mundo pra mim.”
Ao final do evento, foram realizadas brincadeiras infantis que resgataram a essência da infância, proporcionando um momento de descontração e nostalgia. Essas brincadeiras, além de divertirem, tinham o objetivo de reviver as memórias e sentimentos de ser criança, permitindo que as cuidadoras, hoje mães, avós e tias, se reconectassem com o seu próprio passado e experimentassem novamente a leveza dessa fase da vida.
Paola Possari compartilhou sua experiência nesse evento, destacando que o objetivo era proporcionar um espaço de diálogo sobre o cuidado e a proteção das crianças e adolescentes. “Pensamos nesse momento entendendo que existem várias formas de família, e por isso aproveitamos esse dia para promover uma roda de conversa, falando da importância do cuidado e da educação, sem deixar que as redes sociais ocupem um papel maior do que deveriam na formação dos nossos jovens”, explicou Paola.
O projeto Ciranda Viva, além de promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, fortalece os vínculos familiares e comunitários. Com o investimento social da PetroReconcavo, CMDCA e o apoio da Prefeitura de Catu, o Ciranda Viva atende 189 beneficiários, oferecendo atividades socioeducativas que têm como base o encontro, o diálogo e a colaboração.





