Anuncio

Colaboradores participam de formação com Valdeci Ferreira

O encontro entre os colaboradores do projeto e Valdeci Ferreira reforçou a valorização do Ser Humano

Os colaboradores da AVSI Brasil que atuam nos centros de acolhida de venezuelanos na cidade de Boa Vista, em Roraima, tiveram a oportunidade dialogar com Valdeci Ferreira, Diretor da FBAC.  A iniciativa é uma das ações que tem como objetivo o investimento no capital humano da instituição.

A AVSI Brasil identificou uma sinergia entre a metodologia APAC e a atuação nos abrigos em Boa Vista, entre elas:  participação da comunidade, apoio mútuo, trabalho, espiritualidade, assistência jurídica, assistência à saúde, valorização humana e família. A partir daí, criou-se um espaço de diálogo e troca, que proporcionou novos aprendizados. No encontro, Valdeci contou sobre a história e origem da metodologia apaqueana, destacando sua trajetória de mais de 30 anos de dedicação à APAC.

“Nesse encontro, foi possível perceber a importância de direcionar o olhar no dia-a-dia para o respeito e a valorização do ser humano, e assim, não reduzir a atividade nos centros de acolhida a somente um serviço de primeira emergência”, destaca Maria Laura Cassiano, gerente da AVSI Brasil para projetos de migração e refúgio.

Para Beatrice Rosetti,  oficial de participação comunitária no abrigo Rondon I, o encontro foi para além de um crescimento profissional, mas também um enriquecimento pessoal. “Senti que, embora a realidade das APACs seja diferente daquela de um abrigo, há muitos elementos comuns a ambos os contextos e, por conta disso, tivemos a oportunidade de ter uma aprendizagem significativa. Valdeci realmente me inspirou muito. A grande humanidade dele me fez voltar para o abrigo querendo ainda mais melhorar o que podemos”, acrescentou.

Operação Acolhida

Em parceria com o Alto Comissariados das Nações Unidas para os Refugiados  (ACNUR), a AVSI Brasil realiza há 1 ano o gerenciamento de 4 centros de acolhida em Boa Vista, fortalecendo a participação de comitês e subgrupos, assegurando a distribuição igualitária de alimentos e produtos não alimentícios, além da realização de iniciativas como interiorização para o trabalho.

Com uma equipe de 32 profissionais e 12 estagiários, cerca de 2.800 refugiados venezuelanos são beneficiados diariamente nos abrigos geridos pela AVSI Brasil.

Sobre as APACs

As APACs (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) são organizações da sociedade civil que têm como objetivo a humanização das penas privativas de liberdade e a promoção dos direitos humanos dos condenados. O trabalho desenvolvido pelas APACs é focado na ressocialização efetiva do detento. As APACs são fundamentadas em um método pioneiro desenvolvido no Brasil que ganhou repercussão mundial por combinar elementos de valorização do ser humano que contribuem para a efetiva recuperação dos condenados.