Anuncio

Comitê estudantil realiza diagnóstico escolar de instituições em Pernambuco

A atividade faz parte do projeto Vozes Daqui, que busca fortalecer a relação entre estudantes, professores, comunidade e ambiente escolar

“O projeto Vozes daqui está sendo muito legal. Gostei muito de fazer o diagnóstico. Eu nunca tinha tido oportunidade de participar de um projeto assim antes”, afirma Ilana Maria, aluna da Escola Manoel Cesar de Albuquerque, uma das instituições beneficiadas pelo projeto Vozes Daqui, em Pernambuco.

Como resultado de um levantamento organizado pelo comitê de alunos, foi realizado, nos dias 21 e 22 de novembro, a apresentação do diagnóstico escolar e indicações dos projetos de melhorias nas três escolas beneficiadas pelo projeto Vozes Daqui. Ao todo 51 pessoas participaram da atividade.

O levantamento foi feito com alunos, pais, educadores e gestores das escolas beneficiadas pelo projeto, através de um processo de dinâmicas em grupo, apresentações de slides e discussões. Todo processo de aplicação de diagnóstico e tabulação de resultados foi realizada pelos estudantes, de forma que eles pudessem exercer o protagonismo juvenil.

“O trabalho dos alunos e da equipe da AVSI Brasil foi muito bem feito e sem dúvida o projeto a ser executado será maravilhoso”, afirma o vice-diretor da Escola Municipal Irmã Marie Armelle Falguieres, Emílio Jorge Soares.

Os resultados dos diagnósticos possibilitaram que alunos e comitê estudantil realizassem a indicação de um projeto de melhoria escolar contendo melhoria em ambientes esportivos, revitalização de pintura com grafitagens e reforma de uma biblioteca.  Segundo a gerente do projeto, Tatiana Belo, espera-se que com a estrutura física das escolas melhorada, os alunos e professores aumentem o desejo de estar no espaço escolar e o apreço por ele.

Após o diagnóstico, a equipe técnica da AVSI Brasil irá orientar alunos e professores em encontros presenciais sobre como elaborar um projeto que deverá ser submetido à aprovação de parceiros ainda em dezembro deste ano. A execução das atividades tem previsão para serem iniciadas em fevereiro de 2020, bem como as oficinas socioeducativas com os projetos escolhidos.

O projeto

projeto Vozes Daqui é fruto da parceria entre a AVSI Brasil, Fiat Chrysler Automobiles, JEEP, Fundação Banco do Brasil e Prefeitura Municipal de Goiana. A iniciativa busca contribuir com o desenvolvimento local inclusivo do município de Goiana (PE), por meio de ações socioeducativas e socioculturais que promovem o protagonismo e aproximação entre alunos, professores e comunidade, valorizando o ambiente escolar e o patrimônio histórico cultural.