Anuncio

Condomínios residenciais podem ter desconto na conta de energia

Salvador, Olinda e Recife são as cidades piloto do projeto Vale Luz Condomínio

Condomínios residenciais de Salvador (BA), Recife e Olinda (PE) agora podem transformar materiais recicláveis, que iriam para o lixo, em desconto na conta de energia. É o Vale Luz Condomínio, projeto que acaba de ser lançado pelas concessionárias Coelba e Celpe, empresas do Grupo Neoenergia.

Além de reduzir o valor da fatura de energia, o projeto estimula o uso racional dos recursos naturais e minimiza os impactos negativos causados pelos resíduos no meio ambiente.

É desejável que o condomínio já possua a prática da coleta seletiva implantada. Além disso, não poderá possuir parceria ou convênio com cooperativa de catadores de materiais recicláveis.

Os representantes dos condomínios em Salvador interessados em participar deverão entrar em contato com a Coelba pelo telefone (71) 3555-3370. Para condomínios em Recife e Olinda, o contato deverá ser feito com a Celpe pelo telefone (81) 3035-8965. Também é possível solicitar a participação através do e-mail: eficiencia@neoenergia.com.


Cuidados na coleta

Para participar do projeto, os condomínios precisam separar e armazenar os materiais recicláveis limpos e secos. São aceitos no projeto metal (latas de alumínio e ferro), papel (papel branco, revista, jornal, panfleto), papelão e plásticos (garrafas pet, embalagens de detergente, produtos de higiene e água sanitária).

Alguns cuidados devem ser tomados no momento da coleta. Papéis e plásticos, por exemplo, não podem estar sujos ou molhados. No caso das latas de alumínio, devem estar sem areia, pedra ou materiais que comprometam a pesagem.

Periodicamente, o caminhão do projeto passará pelos condomínios participantes para recolhimento e pesagem do material. O valor referente à pesagem é destinado diretamente para a conta de energia do condomínio, em forma de desconto.

Todo o material recolhido é encaminhado para cooperativas de catadores parceiras e responsáveis pela destinação adequada dos resíduos. Os grupos participantes do projeto Vale Luz Condomínio em parceria com a Celpe são Coopagres, do Recife, e Coocares, de Abreu e Lima. As cooperativas parceiras da Coelba são a Camapet, com sede no bairro de Massaranduba, em Salvador, e a Coopmarc, com sede na cidade de Camaçari.