Anuncio

CONHEÇA A NOSSA ATUAçãO NO TEMA DE CAPACITAçãO PROFISSIONAL

Desde 1999, são desenvolvidos projetos que estimulam o desenvolvimento profissional e geração de renda para jovens e adultos

Tendo a educação como um dos motores do desenvolvimento da pessoa e da sua integridade, a AVSI Brasil atua executando projetos de capacitação profissional desde 1999, contando, inclusive, com o reconhecimento de entidade formadora de aprendizes.

Através dessa área de atuação, que contempla trabalho e crescimento econômico, o objetivo principal é aperfeiçoar habilidades e competências que serão colocadas em práticas no âmbito profissional e social do aluno. As formações não tem como finalidade apenas o emprego, mas, para além disso, assume a importante função de gerar sujeitos em condições de enfrentar os desafios da vida com solidez e estimular iniciativas de atividades produtivas autônomas, incentivando beneficiários a desenvolver seu próprio negócio.

Wildna Nascimento, técnica social e responsável pela área de aprendizagem na AVSI Brasil em Pernambuco, explica que “mais do que entrar no mercado de trabalho, os jovens despertam suas habilidades, seus sonhos, começam a acreditar que são capazes de conquistar seus objetivos e que o mundo vai além do que seus olhos podem ver”.

Em grande medida, esse “despertar” acontece graças à formação humana, conteúdo fundamental em todas as capacitações profissionais realizadas pela AVSI Brasil. Lisandra Boaventura, educadora social em Salvador, ressalta que a formação humana contribui também para que os beneficiários potencializem suas qualidades pessoais e tenham atenção aos pontos que precisam ser melhorados. Segundo ela, entender essas questões possibilita maior desenvoltura do protagonismo individual e melhores resultados na área profissional.

Nossa Atuação

Compondo a lista de iniciativas desenvolvidas pela AVSI Brasil com foco na formação profissional está o projeto Semente de Ciência, que foi iniciado em 2010 e finalizado em fevereiro de 2019. Dividido em duas fases, a iniciativa ofertou cursos profissionalizantes de Helpdesk/Suporte ao usuário de informática, Desenvolvimento de Software, Produção audiovisual com edição de vídeos, Auxiliar Administrativo, Pedreiro e Eletricista Predial.Mais de 1.000 jovens, de 16 e 24 anos, foram beneficiados pela primeira fase do projeto; já a segunda etapa formou 907 jovens.

O projeto também atuou de maneira descentralizada nos municípios do interior do estado da Bahia, através de um trailer que, funcionando como um museu móvel, desenvolveu experiências de ciências naturais permitindo que os beneficiários ampliassem o conteúdo estudado na grade escolar. Essas atividades permitiram que os alunos despertassem para a realidade a sua volta, na medida em que estabeleceram uma dinâmica e relação entre teoria e prática, tornando o aprendizado mais atraente para os jovens.

Outro destaque dessa área é o projeto Árvore da Vida, desenvolvido com o financiamento da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e em parceria com a CDM. Dentro das três principais metodologias do programa está o pilar de geração e trabalho e renda que inclui iniciativas de desenvolvimento socioeconômico de jovens e adultos. Um dos exemplos é a Cooperárvore, cooperativa formada por mulheres que desenvolvem produtos utilizando materiais reaproveitados da produção dos automóveis do polo Fiat ou doados por parceiros. A cooperativa permite que as trabalhadoras contribuam para o sustento econômico da família sem deixar de cuidar da educação de seus filhos.

Em parceria com a Enel Distribuição e contemplando líderes comunitários do estado do Rio de Janeiro, Ceará e Goiás, o projeto Enel Compartilha já beneficiou mais 20 mil pessoas, desde 2014. A iniciativa tem como objetivo promover atividades que estimulem o desenvolvimento socioeconômico dos clientes da companhia de energia junto com a orientação consciente sobre consumo de energia, além de incentivar a geração de renda de empreendedores.

O projeto Jovem Aprendiz Pernambuco é a iniciativa mais recente no portfólio da AVSI sobre o tema. Suas atividades iniciaram este ano, por meio do programa Criança Esperança, uma iniciativa da Rede Globo em parceria com a UNESCO, que financia a execução de atividades sociais. O projeto teve que reestruturar suas atividades, frente à nova realidade causada pela pandemia, e adotou encontros online e plataforma virtual para executar atividades visando a formação de 80 jovens para o mundo do trabalho.

Já o projeto Acolhidos por Meio do Trabalho oferece cursos de preparação laboral, em parceria com o SENAC, para migrantes venezuelanos que estão nos abrigos em Roraima. Este ano, o projeto também realizou curso de capacitação para atuação sob o contexto da pandemia para jovens e adultos do Subúrbio Ferroviário de Salvador. No total, 159 jovens e mulheres participaram do curso.

Agenda 2030

Através das iniciativas e projetos que visam o trabalho e o desenvolvimento econômico, a AVSI Brasil contribui para dois Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 das Nações Unidas: Emprego decente e crescimento econômico e Erradicação da pobreza.