Anuncio

Crianças do Programa Ciranda Viva realizam feira agroecológica e celebram o aprendizado sustentável em Catu (BA)

A iniciativa, que já se tornou tradição na comunidade rural de Cassarongongo, une educação ambiental, alimentação saudável e criatividade.

Na comunidade de Cassarongongo, zona rural de Catu–BA, o mês de novembro já tem uma tradição esperada com entusiasmo: a Feira Agroecológica das Crianças, promovida pelo Programa Ciranda Viva. A ação visa estimular o cuidado com os recursos naturais e incentivar boas práticas alimentares, por meio do plantio, da reciclagem e da vivência agroecológica.

          Ao longo de 2025, o projeto desenvolveu atividades teóricas, lúdicas e práticas com mais de 20 crianças de 4 a 7 anos participantes da Ciranda Educativa. Nas aulas teóricas, os pequenos aprendem sobre a utilidade de cada vegetal para a saúde do corpo; nas atividades lúdicas, colagens e pinturas ajudam a fixar o aprendizado divertidamente; e, por fim, nas práticas, o conhecimento é aplicado no cultivo da própria horta — tornando o processo integrado, participativo e eficaz.

          A Feira Agroecológica, que aconteceu no último dia 28 de novembro, marcou o encerramento dessas atividades e apresentou o resultado do trabalho desenvolvido durante o ano.

          A agroecologia é um dos temas mais trabalhados no Ciranda Viva, especialmente nessa fase de desenvolvimento infantil, em que a descoberta e a prática caminham lado a lado. “Eu adorei cuidar da horta e ver as plantinhas crescendo!”, contou a aluna Liz Gonçalves, de 5 anos, que dentre outros aprendizados trazidos pelo projeto, aprendeu que “cuidar da natureza é importante e que comer da horta faz a gente ficar forte!”.

          O Programa Ciranda Viva tem como missão promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, fortalecendo vínculos familiares e comunitários. Sua atuação é pautada no diálogo, no encontro e nas parcerias locais. A iniciativa conta com o investimento social da PetroReconcavo, além do apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)e da Prefeitura de Catu–BA.