Anuncio

Deglymar Del Valle Antoima Muñoz

A recepção no abrigo, pela AVSI, foi boa. A adaptação à rotina é difícil...

Sou natural de Anzoátegui, Venezuela. Antes de vir ao Brasil vivia com minha mãe, meu marido e meus dois filhos, uma menina e um menino. Trabalhava como diarista e faxineira na minha cidade. Antes da crise econômica e política da Venezuela, considerava a minha vida calma e feliz. Adorava sair para dançar nas casas de shows da região.

Quando começou a crise, a vida ficou a cada dia mais difícil. Um dia, em abril de 2019, tive uma conversa com meu marido em que decidimos tentar um futuro em outro país. Optamos pelo Brasil porque tenho uma cunhada que veio para cá. Queria dar mais futuro para os meus filhos. Somente comida – e comprar comida já é difícil – não seria o suficiente, pois queríamos que eles estudassem em boas escolas, tivessem brinquedos, lazer e perspectiva. Chegamos no Brasil em 16 de abril de 2019.

Não chegamos direto para o abrigo. Primeiro fomos para Pacaraima, onde logo tirei a minha documentação e busquei pagar um transporte para Boa Vista. Não tinha conhecimento sobre os abrigos e fui morar na rua. Encontrar aluguel não foi fácil como imaginávamos. Fiquei dois meses na rua e esse foi o tempo mais difícil que já passamos em nossas vidas. Tudo melhorou quando nos levaram ao Abrigo Rondon 3.

A recepção no abrigo, pela AVSI, foi boa. A adaptação à rotina é difícil, mas as pessoas da equipe da AVSI fizeram ser mais fácil e leve, são ótima pessoas que nos ajudaram muito.

Nossa vontade é continuar a viver em Boa Vista. A AVSI nos oferece cursos e atividades para nos ajudar a aprender o que precisamos para poder nos adaptar à realidade local, como o português. Meu marido agora tem um emprego e estamos nos organizando para deixar o abrigo e passar a alugar uma casinha em Roraima.

Eu sinto que a AVSI faz um bom trabalho porque seus trabalhadores sabem escutar e sabem entender o momento em que estamos passando. Nos dão bons conselhos. Sabem como solucionar as questões mais sensíveis do venezuelano. Para mim e minha família o projeto é muito importante, pois nos dois meses que estive na rua, por exemplo, meus filhos não dormiam. Aqui meus filhos comem, estão limpos, tem onde dormir e tem onde brincar. A Operação Acolhida foi uma benção para os venezuelanos.