Anuncio

Edelvan Santos

Quando chovia, a gente armazenava água na caixa de 500l e em tonéis...

Minha família é composta por três pessoas: eu (Edelvan), com 30 anos, minha mulher que se chama Marilane, com 26 anos e nossa filha Isabela, com 9 meses.

Trabalhamos na roça. Eu e a mulher. Já moramos aqui há 8 anos e meio e não temos energia elétrica, usamos uma placa solar que eu comprei. A água que usamos é do Barreiro, para lavar roupa, prato, tomar banho, dar para os animais e molhar alguma coisa. Também já usamos essa água para beber e cozinhar, mas há uns cinco meses comecei a pegar na cisterna de meu pai.

É uma dificuldade aqui sem água encanada. Eu não posso pegar peso devido a uma cirurgia e minha mulher tem problema na coluna. Às vezes a gente chega cansado da roça e ainda tem que carregar água. É bem cansativo porque tem uma ladeira para chegar no Barreiro.

Quando chovia, a gente armazenava água na caixa de 500l e em tonéis. Agora vai facilitar bastante com essa cisterna. Vamos ter água limpa por mais tempo. No Barreiro, quando chove, a gente precisa esperar a água assentar.

Também aprendemos o passo a passo de como fazer uma cisterna, como cuidar da água e manter ela limpa. Acabamos criando um laço de amizade com todo mundo do projeto. Com o pedreiro, com Marcele, com seu Zé.