Anuncio

Sarah Bianca da Costa

Atuando na AVSI Brasil aprendi a ter mais empatia e ser mais humana...

Conheci a AVSI Brasil enquanto trabalhava em outra instituição como supervisora educacional na área de proteção. O trabalho realizado pela AVSI chamou minha atenção por poder se envolver mais na proteção e no contato com a comunidade. Logo, fui a primeira assistente de campo do Abrigo Rondon 3.

Atuando na AVSI Brasil aprendi a ter mais empatia e ser mais humana. Sou intermediadora da comunidade com o restante da equipe. Quando eu vejo a necessidade de algum fator na comunidade, sinalizo a equipe. Se eu vejo que alguém precisa de um apoio da equipe de proteção, aviso a gestão de casos. Também sou ponto focal de interiorização, explico para a comunidade o que é esse programa e faço a mobilização sobre as vagas de emprego, reunificação social e abrigo-abrigo. Acompanho todos os casos e passo a conhecer muitos de nossos beneficiários através disso.

Aqui presencio muitas histórias. Eu me sento com todos os beneficiários que querem ser interiorizados, oriento e sensibilizo a cada um para que eles busquem sua autonomia e de sua família. Acredito que a interiorização é um recomeço, porque estar aqui, como venezuelano, não é fácil, então precisamos explicar para eles tudo que é preciso, esse é o nosso trabalho.

Me sinto muito orgulhosa de estar na AVSI. É uma oportunidade singular, porque na aqui uma pessoa é responsável por muita coisa. Estamos apenas em uma das pontas da AVSI que gera muito resultado. Me sinto feliz por carregar esse nome. A AVSI abriu lindas portas para mim: me ensinou a ser mais humana, me proporcionou um início profissional e me fez enxergar como meu trabalho pode ter um impacto muito maior do que eu poderia imaginar.

O trabalho humanitário faz uma diferença na vida do próximo. Nós somos uma pequena peça, mas que nunca será esquecida. Quando chegamos no abrigo, a primeira coisa que ouvimos é que precisamos ser humanos, mas que precisamos ter ética, respeitar o próximo e nunca prometer aquilo que não podemos proporcionar. O trabalho humanitário exige muita responsabilidade e respeito ao beneficiário. Realizar minha função com respeito e ética é o que a AVSI me ensina todos os dias.