Anuncio

Vera Lucia Reis

Vera Lúcia está no programa Árvore da Vida...

Vera Lúcia está no programa Árvore da Vida desde que as atividades iniciaram no Jardim Teresópolis – comunidade de Betim (MG) –, em 2004. Na época, ela trabalhava na Pastoral da Criança e, junto a outros líderes comunitários, se empenhou em difundir o objetivo do Árvore: contribuir para que a comunidade pudesse transformar a realidade local. Surgiu assim o Grupo de Referência Adulto, composto por lideranças comunitárias que passaram a cuidar da comunicação entre os moradores e o Programa.

No mesmo ano, Vera fez o primeiro curso de culinária oferecido no Árvore da Vida, em parceria com o Restaurante Fogão de Minas. Em 2009, também ajudou a estruturar a Rede de Desenvolvimento Social do Teresópolis, quando coordenava a Casa Margarida Alves.

Mais tarde, aprendeu informática no Programa, em um curso aberto à comunidade. Esta mulher forte e determinada já foi faxineira, servente de obras e, percebendo a necessidade de estar mais presente na vida dos filhos, resolveu contribuir com a Pastoral da Criança, quando começou a trabalhar não só para a sua família, mas para o desenvolvimento de tantas outras crianças da comunidade.

Atualmente, Vera é dona de casa e integrante do Grupo de Referência Adulto. Ela conta que seus filhos participaram do Árvore da Vida e se qualificaram para o mercado de trabalho. Joelma, de 29 anos, fez curso de camareira e informática. Jailson, de 26, foi encaminhado para o mercado de trabalho e passou pelas concessionárias Tecar, Roma e Scuderia, do Grupo Fiat. Adriano, de 24 anos, fez curso de capotaria, trabalhou na Roma e hoje é operador de tradota na FIAT. Welbert, de 22, fez oficinas de Cinema e Vídeo oferecidas pela a PUC TV e participou das oficinas de percussão e formação humana. Agora, a filha Aline, de 11 anos, só está esperando completar a idade necessária para ingressar nas oficinas de canto coral do Árvore da Vida.

O Árvore significa o meu desenvolvimento e da minha família. Não foi só o Programa que cresceu nestes 10 anos, eu cresci junto e conheci muitas pessoas. Agradeço a Deus por essa oportunidade“, conclui Vera.