Anuncio

Yubier Alcadio Mirabal Betancourt

O abrigo nos dá proteção. Na rua não há segurança, não há comida.

Eu morava em Ochenta y ocho, uma vila em Ciudad Bolívar, Venezuela. Trabalhava nas minas, onde eu e minha esposa criamos nossas duas filhas juntos.

Era uma vida em um setor muito perigoso. Nós, trabalhadores e cristãos, depois que iniciou a crise na Venezuela, tínhamos que viver no entorno de armamento e drogas.  Embora não tenha fome nessa região, existe muita violência e crime organizado.

Quando descobrimos que minha esposa estava grávida do nosso terceiro filho, migramos para o Brasil. Na vila não havia sala de parto, na cidade não existia medicamento e queríamos segurança para minha esposa dar à luz.

A ideia seria voltar para Venezuela depois de um tempo, mas no resguardo da gravidez soube que meu filho – que havia acabado de nascer – tinha uma doença chamada PTI (púrpura trombocitopenia idiopática). O corpo ignora as plaquetas e as destrói, fazendo com que ele tenha deficiência e corra risco de vida, por isso, decidimos ficar para o tratamento, pois somente no Brasil podemos ter o apoio médico para combater a doença.

No dia que chegamos em Boa Vista fomos na rodoviária e conversamos com a equipe militar que estava lá. Entramos numa lista de abrigamento e, por causa da doença do menino, entramos no Rondon 1. Era o aniversário de 1 ano do abrigo Rondon 1.

Eu não tenho queixa de AVSI Brasil e de ninguém que trabalha aqui. Tivemos um grande apoio para os medicamentos do meu filho, sempre tivemos atenção e apoio. Minha relação com a instituição é muito boa. Toda a equipe nos trata muito bem.

Ficar sem comida é difícil. Não poder alimentar os filhos é muito difícil. Aqui tenho dignidade. Não há a comodidade de uma casa, mas é algo que nos mantém com dignidade. As crianças têm roupa, comida, com o que brincar. O abrigo nos dá proteção. Na rua não há segurança, não há comida. Os abrigos e o trabalho da AVSI trazem a nós a comida de cada dia, um teto na cabeça, segurança para nossos filhos. Os abrigos são muito impactantes na vida do venezuelano. Eu queria que todos pudessem ver esse trabalho que acontece aqui, é muito bonito e muito importante. Que Deus abençoe a todos.