Anuncio

Desenvolvimento infantil é discutido na Creche Luigi Giussani

Equipe da instituição contará com capacitação mensal

Com o objetivo de oferecer uma qualificação contínua para as profissionais que atuam na Creche Luigi Giussani, em Salvador (BA), está sendo realizada a Formação em Educação. Na última sexta-feira, dia 1º, o encontro reuniu a direção da creche, a coordenação pedagógica, educadoras, profissionais da cozinha, serviços gerais e convidados.

A formação humana desse encontro ficou por conta do educador e padre Emilio Bellani, que celebrou uma missa e contou a experiência de vida que teve com o educador italiano que dá nome à instituição.

Foi muito interessante ouvir sobre Dom Giussani, principalmente porque algumas professoras não conheciam a grandeza desse homem. Ele tinha um olhar diferente em relação às pessoas e é assim que queremos olhar as crianças aqui”, salienta Nilzete Silva, coordenadora pedagógica da Creche.

A psicóloga Tainan Guimarães enriqueceu o encontro com uma oficina sobre o brincar e o desenvolvimento infantil, atividade que “resgatou a memória afetiva das educadoras e tornou o momento ainda mais especial”, conta a profissional.

É maravilhoso poder contribuir com minha experiência e pesquisa sobre o brincar e o desenvolvimento infantil. É gratificante encontrar espaços como esse para discutir e ampliar as visões sobre as práticas lúdicas como incentivo e valorização da essência infantil”, conclui Tainan.

Para as professoras, a oficina pedagógica foi uma oportunidade para aprender novas maneiras de ensinar através das brincadeiras. “Aprendi como trabalhar com o corpo, a coordenação motora e também os sentidos. Também entendi a importância de sentar com as crianças na roda: elas se sentem reconhecidas, valorizadas. Foi um momento muito proveitoso”, reconhece Sônia Araújo.

Aspectos técnicos sobre educação infantil, formação humana e motivação para o trabalho são alguns dos temas que serão discutidos com as profissionais da Creche mensalmente, ao longo deste ano.