Anuncio

Desfile de primavera leva alegria, cores e cultura à comunidade de Pedras

Em parceria com a Escola Geminiana, O projeto Ciranda Viva celebrou a chegada da primavera com criatividade, inclusão e participação das famílias na zona rural de Catu (BA)

Por: Dimicaele Borges

          A comunidade de Pedras, na zona rural de Catu (BA), foi palco de uma vibrante celebração da primavera promovida pelo Projeto Ciranda Viva, em parceria com a Escola Geminiana, localizada no distrito de Bela Flor. O evento teve como objetivo fortalecer os vínculos entre o projeto e as comunidades atendidas, valorizando a educação e promovendo a participação ativa de crianças, adolescentes e famílias.

          O desfile aconteceu em formato de passeata e foi organizado por categorias que representam os diferentes núcleos do projeto. A abertura ficou por conta da fanfarra da Escola Geminiana, a banda Fanega, que animou o público e deu início ao cortejo. A apresentação foi possível graças ao empenho da diretora Gisele Mota e ao trabalho da coreógrafa e produtora cultural Diana Souza, responsável pela organização e coreografia dos alunos — muitos deles participantes do Ciranda Viva.

          Logo atrás, guiadas pelas pedagogas Josenilda Bispo e Noelita Bomfim vieram as crianças do Ciranda de Leitura, encantando o público com fantasias inspiradas em personagens clássicos da literatura infantil, como Emília, Visconde de Sabugosa e Cuca. Em seguida, os pequenos do Ciranda Educativa (de 4 a 7 anos) conduzidos pala técnica agrícola Mara Moreira desfilaram com fantasias divertidas e variadas — palhaço, panda, Pedrita, bombeiro, fada, entre outras — promovendo o lúdico como parte fundamental do aprendizado.

          As crianças de 8 a 12 anos do Ciranda Educativa também trouxeram um tema importante ao desfile: a sustentabilidade. Com trajes feitos a partir de materiais recicláveis, o grupo apresentou a proposta do upcycle — conceito que transforma resíduos em novos produtos por meio da criatividade e inovação.

          O núcleo do Ciranda Esportiva representou com orgulho o universo do esporte. Parte dos alunos desfilou com kimonos, simbolizando o jiu-jitsu, enquanto outros carregavam bolas, apitos e troféus para representar o futebol — duas das atividades mais queridas entre os jovens participantes.

          Encerrando o desfile, as mulheres do grupo Mães em Movimento trouxeram sua habitual energia e alegria, celebrando o apelido carinhoso que deram às atividades do grupo: “a melhor quarta-feira do mundo”.

A beneficiária Ana Clara, de 16 anos, compartilhou sua experiência:

“Achei muito divertido! A fanfarra fez uma apresentação maravilhosa, as crianças estavam uma fofura de fantasia. Também teve os meninos da quadra representando o esporte. Tudo muito colorido e temático. Eu amei!”

Luiz Henrique, de 19 anos, também se divertiu com o evento:

“A parte que mais gostei foi do balé! A coreografia das meninas com as bandeiras ficou muito legal. Fora as crianças fantasiadas, que foram um show à parte.”

          O Projeto Ciranda Viva promove o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, com ações que fortalecem os vínculos familiares e comunitários, através de atividades socioeducativas baseadas no diálogo, no encontro e na valorização das potencialidades locais. A iniciativa atende atualmente 189 beneficiários, com investimento social essencial da PetroReconcavo, além do apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Prefeitura de Catu (BA).