Anuncio

DIA MUNDIAL DOS REFUGIADOS é COMEMORADO NO ABRIGO RONDON 2

Para além de comemorar a data, a ação também proporcionou um dia de esperança diante da situação de isolamento social

No mês de junho é comemorado o Dia Mundial do Refugiado e, em homenagem a data, o centro de interiorização Rondon 2, Boa Vista (RR), realizou uma programação especial para os venezuelanos. A atividade foi gerenciada pela AVSI Brasil com objetivo também de mobilizar e incentivar o talento dos refugiados realizando trabalhos artísticos para que pudessem se apresentar de forma profissional.

Compondo a programação foram distribuídas mochilas pela ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), Kit´s de higiene e de limpeza, concurso “MasterJefe Rondon 2”, apresentação de dança infantil, musical com o artista Javier Mata e homenagem à equipe da AVSI e ACNUR.

“Foram realizadas diversas apresentações artísticas para envolver a comunidade e oferecer um dia que pudessem esquecer a vida sombria fora dos portões do abrigo em meio à ameaça do COVID-19 e, numa época onde não se pode beijos, abraços e sequer aproximação, foi oferecido um dia de luz e felicidade para todos”, afirmou o oficial de participação comunitária, Tanner Menezes.

A princípio, o evento foi direcionado para homens e mulheres que possuíam interesse em realizar trabalhos artísticos, porém, também proporcionou melhoria no convívio dos beneficiários após a conclusão do projeto, atraindo crianças, jovens e adultos, reunindo toda a família para apreciação do resultado

Segundo Júlia Petek, oficial de participação comunitária do abrigo, a atividade foi muito especial, pois foi organizada em conjunto entre os beneficiários e a equipe AVSI.

A programação ainda contou com exposição de quadros do jovem artista Anthony Jose Moncada Risquez,de 16 anos, que realizou trabalhos de pintura em tela e mural com a temática “O que espero da minha vida no Brasil”. A obra principal retrata o artista sentado, com os pensamentos na sua interiorização: “Foi como os meus pensamentos para o futuro, os valores que busco para minha vida e os lugares no Brasil que quero conhecer. Todas as obras desta coleção se resumem a uma única palavra: futuro”, afirma o jovem.