Anuncio

Diagnóstico urbano é apresentado a Alagoinhas

Estudo dá suporte para elaborar o Plano de Desenvolvimento

As comunidades de Cruzeiro do Monte e Jambeiro começam a ter os primeiros resultados do projeto Alagoinhas Sustentável: Arranjo Participativo para o Desenvolvimento. Após oito meses de trabalho, a equipe apresentou o DRUP (Diagnóstico Rápido Urbano Participativo) para aproximadamente 80 moradores nos dias 16 e 17 deste mês.

O DRUP possibilitou entender o panorama da macroárea de atuação do projeto, as demandas e potencialidades do território, combinando a leitura de dados secundários com a participação efetiva dos moradores das duas comunidades.

“Para nós, é uma satisfação muito grande apresentar um estudo de conhecimento e reconhecimento da realidade local para as comunidades. Esse é um instrumento importante para empoderar os moradores e os diversos atores envolvidos no Polo Industrial”, comenta Paula Leopoldino, gerente do projeto.

DRUP

O Diagnóstico Rápido Urbano Participativo “é um conjunto de métodos diagnósticos baseados na observação das características do território e em entrevistas com informantes-chave locais”, conforme esclarece o Manual sobre Trabalho Social elaborado pela Aliança das Cidades, em parceria com a Secretaria Nacional de Habitação e a AVSI Brasil.

O objetivo do DRUP descreve de forma detalhada o histórico dos bairros, delimitando e caracterizando as áreas. Nele também se encontra o levantamento das associações presentes no território, a oferta de serviços públicos e privados e as condições locais sobre temas como educação, segurança, saúde, emprego e saneamento básico.

O estudo foi coordenado pelo consultor Francesco di Villarosa, que utilizou uma metodologia baseada em dados secundários, fruto de pesquisas do IBGE, e informações primárias, obtidas com a realização de grupos focais.

Os grupos focais que tem por finalidade identificar, discutir e aprofundar temáticas a partir de segmentos populacionais. No caso do Alagoinhas Sustentável, foram realizados grupos focais com mulheres, crianças, jovens, homens adultos, idosos e pessoas com deficiência de modo a perceber suas principais demandas, expectativas, desejos e potencialidades.

O DRUP é o primeiro dos três estudos preliminares que irão subsidiar a elaboração do Plano de Desenvolvimento Estratégico Sustentável.

O Alagoinhas Sustentável é um projeto realizado pela AVSI Brasil, em parceria com a Prefeitura Municipal de Alagoinhas (BA) e conta com o financiamento da União Europeia.