Anuncio

Diálogo e desenvolvimento são temas de Formação no Rio

Filial do Rio de Janeiro realiza formação interna com colaboradores

Com objetivo de identificar como as atividades geram desenvolvimento, interno e externo, e refletir o percurso de trabalho realizado diariamente em prol da pessoa, os colaboradores da filial da AVSI Brasil no Rio de Janeiro organizaram um evento de Formação Interna, no último dia 1º de abril, com o tema Diálogo e Desenvolvimento.

De acordo com Paola Gaggini, gerente geral da filial, “a proposta do evento foi favorecer o diálogo, um momento de onde as pessoas pudessem colocar a própria experiência de trabalho na ponta das ações”.

Os participantes foram estimulados a compreender e aprofundar a missão da AVSI e o nexo com as atividades realizadas a partir de dois questionamentos: “A partir da minha vivencia na área social, o que aprendi sobre o desenvolvimento?”,  “Como as minhas ações promovem o desenvolvimento?”.

Juliana Escorce, gerente de projetos de eficiência energética da filial, conta que “o encontro foi enriquecido com belíssimos depoimentos de colaboradores, que utilizaram a própria trajetória de atuação como exemplo de desenvolvimento e de forma prática esclareceram como essa trajetória pode refletir e estimular o desenvolvimento próprio e do outro”.

A equipe do Rio sintetizou os pontos principais sobre os depoimentos:

1) Todo dia plantamos uma semente e algumas vezes podemos observar como a nossa atividade provoca mudança no comportamento das pessoas. Isso aumenta a certeza de que o nosso trabalho pode gerar algo grandioso;

2) Desenvolvimento é uma palavra que remete a informação. As nossas ações levam informações e, portanto, podem mudar comportamentos negativos em positivos;

3) É importante realizar um trabalho com crianças e adolescentes, pois são as gerações que podem alavancar as mudanças;

4) Desenvolvimento é também uma troca, pois nos desenvolvemos cada dia no encontro com as pessoas que atendemos. Nenhum dia é igual ao outro e sempre se aprende;

5) O desenvolvimento não é somente econômico, mas sobretudo de pensamento, de saber, de mudança de opinião;

6) O foco está em cada pessoa como protagonista da própria história;

7) Devemos enxergar nas pessoas que encontramos, a oportunidade diária de praticar a missão proposta pela AVSI: desenvolver pessoas.

Na Formação, também foi lançada a campanha de apoio à Creche Luigi Giussani, localizada em Salvador (BA). A instituição conta com a contribuição de colaboradores da AVSI Brasil e apoiadores externos para custear as despesas com educação de 120 crianças. Para os profissionais do Rio, foram apresentadas a rotina, a história e as formas de colaboração.

Como reflexão final, foi lançado o desafio de continuar a verificar de que forma as ações cotidianas são importantes para mudar a própria vida e a trajetória das pessoas que encontram.