Anuncio

Duzentos jovens concluem formação profissional

A cerimônia foi conduzida por dois formandos e teve como tema “Sempre existe algo novo quando abrimos a janela”

Familiares e jovens do Semente de Ciência participaram da cerimônia de conclusão de curso da 5ª turma do projeto. Adriano Rodrigues e Jéssica Queiroz, alunos do curso técnico de Helpdesk, conduziram o evento, que certificou 200 jovens na sede da iniciativa, em Salvador (BA).

A formatura realizada em dezembro ficou marcada pelos depoimentos de alguns dos formandos durante a cerimônia e pela ênfase dada por toda a equipe e os alunos ao principal objetivo do projeto, que busca garantir um processo de desenvolvimento social e profissional para os jovens.

Ao parabenizar a iniciativa por já ter formado mais de 1.000 alunos em cinco turmas concluídas, o coordenador do Programa Jovens Baianos (PJB), Jabes Soares, demonstrou a importância do projeto em oferecer novas “janelas” para esses jovens. “No Semente de Ciência, os jovens encontram uma oportunidade de mudar o percurso de exclusão social e transformar a realidade que vivenciamos diariamente”, afirmou.

De modo semelhante, Vladimir Costa, coordenador de Políticas de Juventude na Bahia, desejou sucesso aos alunos e destacou a relevância da qualificação profissional oferecida pelo projeto para uma formação cidadã e política dos alunos. “Que mais projetos como este sejam criados para beneficiar esses jovens que merecem uma oportunidade de crescimento”, concluiu.

Novas janelas

“Viveríamos tudo novamente? Eu viveria, e tenho certeza que vocês também gostariam. Mas vocês estão com as janelas de vocês abertas, então coloquem a cabeça um pouco mais para fora.” Essa foi uma das falas de Ivanilson Pereira, escolhido para ser o orador da turma, que explicou a importância de ter vivido essa experiência e de como o Centro de formação revelou para ele e os colegas novas janelas, novos horizontes.

Ivanilsonagradeceu a oportunidade em nome de todos e, emocionando, falou da lição de persistência que o curso ofereceu, garantindo que, depois de experimentar e acreditar que podia fazer diferente, ele poderia enfrentar os desafios da vida.

Durante a formatura, o diretor geral da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli, afirmou que o objetivo não é apenas oferecer uma formação técnica, “porque isso outras instituições podem fazer”. Para Pellicelli, “o real interesse é ser uma companhia para esses jovens, é estar ao lado deles durante o processo de desenvolvimento pessoal e profissional de cada um”.

Com toda a emoção de ter concluído o curso, o orador Ivanilson finalizou a formatura convidado os colegas para cantar a música “A Paz”, do grupo Roupa Nova, e explicou que “com isso quero que vocês lembre-se que não teremos mais as manhãs e as tardes aqui no Centro, mas teremos todo tempo, mesmo distante, para colocarmos em prática: as experiências que aprendemos e que estão gravadas aqui (cabeça) e aqui (coração), somente porque abrimos a janela”.