Anuncio

Desenvolvimento na primeira infância é fortalecido com mediação de leitura e entrega de livros em Pacaraima

Atividade reúne professores da rede municipal e escolas indígenas para fortalecer práticas de estímulo ao desenvolvimento integral na primeira infância

Aymê Tavares – Roraima

A manhã desta sexta-feira foi marcada por um encontro especial na Creche Municipal Jéssyca C.C. da Cruz, em Pacaraima (RR). Educadores de escolas e creches municipais que atendem a primeira infância, participaram de uma atividade de mediação de leitura voltada para bebês e crianças.

A iniciativa busca fortalecer práticas pedagógicas que estimulam o desenvolvimento integral das crianças desde os primeiros anos de vida, com ênfase na importância da leitura compartilhada para o vínculo afetivo e o aprendizado.

Além disso, todas as escolas e creches do município foram contempladas com kits de 30 livros infantis. A seleção das obras levou em consideração temas fundamentais, como inclusão, respeito à diversidade cultural e aspectos que fortalecem a identidade e o sentimento de pertencimento das crianças.

O encontro faz parte de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a AVSI Brasil e a Fundação Van Leer, com o objetivo de proteger e promover o desenvolvimento de crianças que vivem na fronteira entre o Brasil e a Venezuela.

Mediação de leitura no desenvolvimento infantil

A leitura é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento infantil. Nos primeiros anos de vida, o cérebro da criança está em pleno crescimento e absorve informações de maneira intensa. Nos primeiros anos de vida, o cérebro da criança está em pleno crescimento e absorve informações de maneira intensa. Ouvir histórias favorece o aprimoramento da linguagem, estimula a imaginação e o desenvolvimento cognitivo.

Crianças que têm contato com a leitura desde cedo tendem a apresentar bom desempenho escolar e habilidades sociais mais desenvolvidas. Mais do que isso, a leitura mediada cria laços afetivos entre o adulto e a criança, já que a experiência é marcada pela troca, pelo acolhimento e pelo tempo de qualidade dedicado.

De acordo com Débora Davies, gerente de projetos na AVSI Brasil, é através da leitura e da contação de histórias que a criança desenvolve a criatividade, e com olhos e ouvidos atentos, imagina a história e descobre um novo mundo.

“A importância da leitura desde o berço, para além do desenvolvimento cognitivo, socioemocional e da linguagem, é também o momento de ensinar a diversidade cultural, respeito às diferenças e empatia”, destacou.

Participação

Estiveram presentes gestores e professores de toda a rede municipal de ensino, incluindo escolas indígenas, que acompanharam a programação. A formação tem potencial de impactar diretamente a rotina escolar ao promover práticas pedagógicas mais criativas, participativas e contextualizadas.

Segundo Selma Campo, coordenadora de assuntos migratórios de Pacaraima, agora os professores podem incorporar a leitura e a contação de histórias de forma regular em suas atividades.

“A atividade representa um importante espaço de formação e valorização docente, possibilitando aos professores o acesso a novas metodologias de mediação de leitura e contação de histórias, a ideia é fortalecer o vínculo com as crianças e estimular seu desenvolvimento cognitivo, linguístico e sócio emocional”, finalizou.

O encontro reafirma o compromisso conjunto dos parceiros em promover atividades para todas as crianças, brasileiras e migrantes, fortalecendo o desenvolvimento integral na primeira infância.