Anuncio

Emergência na Ucrânia

É necessária ajuda imediata para as pessoas que estão fugindo do país agora

Desde o início do conflito na Ucrânia , na quinta-feira, 24 de fevereiro, milhares de pessoas estão fugindo: tentam cruzar a fronteira para encontrar abrigo em países vizinhos.

A AVSI, graças à colaboração com a Emmaus, uma organização local, manteve ao longo dos anos uma relação próxima com a população ucraniana: se mobilizou em apoio às famílias deslocadas pelo conflito que começou em 2014 e volta a agir agora para fornecer ajuda imediata às pessoas que fogem para a Polônia e a Romênia.

A AVSI pode intervir em colaboração com dois parceiros locais AVSI Polska e Asociația FDP – Protagonists in educatie.

O conflito em curso continua a ter custos humanos graves, causando um número crescente de vítimas civis, destruindo meios de subsistência e danificando infraestruturas civis críticas, incluindo centenas de casas, infraestrutura de água, escolas e instalações de saúde.

Precisamos do apoio de todos.

A AVSI lança um apelo urgente para intervir o mais rápido possível com as primeiras atividades de emergência para os ucranianos que fogem de um país em guerra.

Como usaremos sua doação:

Na fronteira com a Romênia, atividades de emergência estão sendo realizadas em colaboração com a associação Protagoniști in educație e o governo romeno.

Estamos dando apoio básico a pessoas vulneráveis ​​e deslocados internos em Siret por meio de:

  • Fornecimento de alimentos básicos e itens não-alimentícios;
  • Atividades de apoio psicológico;

Na fronteira com a Polônia, estão sendo realizadas atividades de emergência em colaboração com a AVSI Polska, a Câmara de Comércio ítalo-polonesa e a Caritas Lviv.

Estamos apoiando os deslocados internos que chegam a Lviv através de:

  • Fornecimento de medicamentos básicos;
  • Fornecimento de alimentos básicos e itens não-alimentícios;
  • Atividades de apoio psicológico.

A situação na fronteira: Polônia e Romênia

As pessoas que fogem nestes primeiros dias parecem estar passando rapidamente dos países de acolhimento para chegar aos seus destinos finais.

De momento, as necessidades mais prementes mantêm-se nos pontos fronteiriços com a Romênia e a Polônia.

O conflito em Lviv não foi tão dramático como em outras partes do país, mas devido à sua proximidade com a fronteira polonesa, esta cidade ucraniana tornou-se o destino de muitos deslocados que saem da parte oriental do país.

Na Romênia, a principal porta de entrada para a população ucraniana deslocada da região de Odessa é Siret.

Desde o início da crise, a fronteira de Siret tem vindo a registar um aumento constante do número de pessoas que entram no país e as previsões para o próximo período confirmam esta tendência crescente.

Para responder às crescentes necessidades, o governo romeno pede a ajuda de organizações locais para fornecer bens essenciais a um centro criado a poucos quilômetros da fronteira de Siret. Este centro servirá para dar uma resposta imediata às necessidades das pessoas em trânsito e funcionará também como reserva para novas chegadas.

Doe por transferência bancária (PIX)

Para a conta AVSI Brasil:

Banco Itaú

Agência 5190

Conta Corrente 65.100-9

Pix 08.929.748/0001-85

CNPJ 08.929.748/0001-85

Acompanhe mais informações no site da Fundação AVSI.