Anuncio

Encontro entre sedes da AVSI no Brasil promoveu troca de experiências

A reunião mostrou os avanços desde o último encontro

A Formação Interna da AVSI debateu assuntos pertinentes à administração, aos setores de atuação, projetos e parceiros da ONG. Durante todo o dia 5, em Salvador, membros participaram de apresentações e debateram sobre os assuntos abordados. O objetivo do encontro foi aprofundar a missão da AVSI e apresentar o primeiro demonstrativo do percurso do ano 2013, após o Comitê Técnico Operacional Brasil (CTO). Foram mostradas as perspectivas para o ano 2014, além dos novos projetos, fazendo uma primeira leitura do novo repertório metodológico da AVSI no Brasil.

Compareceram à reunião, integrantes de todas as sedes da AVSI no Brasil. O encontro possibilitou troca de experiências e favoreceu a interação, principalmente entre setores. Separado em dois blocos, da manhã e da tarde, a Formação contou com 10 apresentações de membros e parceiros da organização.

Programação

A primeira apresentação de Fabrizio Pellicelli, diretor geral da AVSI no Brasil, debateu o atual momento e os planejamentos futuros para a ONG. Posteriormente, projetos de Responsabilidade Social Corporativa foram debatidos por Jacopo Sabatiello, Lareyne Almeida e André Mello.

Pela tarde, foram discutidas as iniciativas do setor de Educação por Silvana Moreira e a Marcelo Bentes, representante da Fundação Roberto Marinho que expôs o projeto das Telessalas e a experiência em parceria com a organização.

A reunião terminou com o demonstrativo dos resultados sobre o investimento da AVSI em Comunicação, o debate sobre a importância da caridade a partir da participação de colaboradores em iniciativas de apoio ao Centro de Educação Infantil Luigi Giussani, instituição educativa que surgiu da experiência da AVSI em Salvador.

Novo projeto

A apresentação do Projeto Plano Básico Ambiental de Reposição Florestal de Luiz Gonzaga/Garanhuns, por Célio Muniz trouxe, informações sobre a nova iniciativa da AVSI com a Pernambuco Biosolos. “A IE Garanhuns nos contratou para aplicar as medidas compensatórias da construção da linha de transmissão Luiz Gonzaga-Garanhuns”, explica Muniz. O projeto visa mitigar o impacto da construção para a fauna e a flora, promovendo ações sociais e ambientais que apoiem o desenvolvimento étnico das comunidades indígenas residentes na área.

Depoimentos

A experiência dos colaboradores Danilo Holzmann, coordenador do projeto Semeando Ciência, e Irlane Oliveira, secretária e estagiária na sede da AVSI em Salvador emocionou os participantes do encontro. Ambos ilustram a proposta da AVSI sobre Educação a partir da vivência em centro de formação profissional e no centro de educação infantil.

Danilo explicou que ele possui a experiência com os dois lados da educação: como aluno e como professor. “Já ensinei em escola particular, mas era complicado. Os alunos eram desinteressados e eu mesmo passei a perder o interesse”. Após sair de onde trabalhava, Danilo foi para o Semente de Ciência e confessou que achava a proposta muito sonhadora, mas viu que podia dar certo. “Com o Projeto, tive a oportunidade de ser sujeito e gerar sujeitos. Não dá para fazer apenas um percurso intelectual, tem que ser afetivo também”.

Atualmente, como coordenador de projeto, Danilo se dedica, entre outras atividades, ao planejamento do conteúdo da disciplina de formação humana e acredita que “apesar do ritmo acelerado, a satisfação é muito grande. Estou feliz e descobri que dar aula é a minha. Os alunos me ajudaram com isso. Os alunos contribuem para me gerar como sujeito”.

O depoimento de Irlane também emocionou os participantes. Ela contou sobre a sua trajetória na AVSI, começada em 1997, no Centro Educativo João Paulo II, uma das obras que faz parte dos projetos de educação da organização. “Aprendi com eles que temos que procurar o melhor para a gente e minha mãe sempre me incentivou a estudar”, recorda Irlane.

Em 2006, ela foi contratada como auxiliar de serviços gerais na sede da AVSI em Salvador e em 2008 foi promovida à secretária. Hoje, além do trabalho como secretária, ela atua como estagiária de Serviço Social e se formará em quatro meses. “A AVSI dá muitas oportunidades e minha experiência aqui é maravilhosa. Espero que a AVSI continue mostrando às crianças que elas podem melhorar suas vidas”, elogia Irlane.