Anuncio

Encontro formativo na filial pernambucana

Colaboradores puderam aprofundar temas relevantes para o contexto local e nacional da organização

A missão da AVSI Brasil se expressa concretamente através dos projetos e das atividades que desenvolve. Para que todos os colaboradores conheçam e atuem conforme o ideal da instituição, são organizados encontros de formação na sede e nas filiais ao longo do ano.

Na última terça-feira (14), foi a vez dos profissionais de Pernambuco. Cerca de 30 pessoas participaram do Encontro Anual em Recife, que buscou reavivar a motivação que originou a AVSI Brasil, sintetizada na centralidade da pessoa, de maneira a tornar os colaboradores capazes de compartilhá-la com as pessoas que encontram, especialmente beneficiários, parceiros e colegas de trabalho.

No evento, foi abordada a importância da relação entre a AVSI Brasil e a Fundação AVSI. “Somos um sujeito local, protagonista do próprio desenvolvimento, mas inserido em um contexto internacional. Essa é uma hipótese eficaz e um fator que diferencia a AVSI Brasil de outras organizações”, esclareceu o diretor presidente Fabrizio Pellicelli.

A trajetória da organização no estado de Pernambuco e os desafios para 2017 foram temas aprofundados pela gerente geral da filial Ana Bianchi. “O encontro formativo faz parte das estratégias da AVSI para contribuir internamente com a disseminação de nossa missão e para fortalecer os nossos colaboradores quanto a sua atuação. Este ano, buscamos mostrar o percurso que a AVSI realizou no Brasil e em Pernambuco, sintetizando alguns elementos de desafios frente à crise externa e a capacidade de resiliência da organização”, afirmou Ana.

Blocos temáticos

A programação incluiu temas prioritários para a instituição em Pernambuco e também em nível nacional, como a temática “energia e desenvolvimento” e o reuso de água para agricultura familiar no semiárido.

energia é uma temática considerada de extrema relevância para a AVSI Brasil, não apenas pelas inúmeras parcerias desdobradas com entidades da área, mas por entender seu papel fundamental no desenvolvimento das pessoas.

Para apontar uma visão geral do setor e também as perspectivas em nível nacional, regional e estadual, foi convidado o especialista na área de estudos enérgéticos Pedro Alves de Melo. A atuação institucional em eficiência energética (o contexto, as possibilidades e o impacto na vida das pessoas) foi o recorte apresentado pela gerente de projetos Tatiana Belo, complementado pelo depoimento da colaboradora Edvânia Nunes.

A gerente de projetos Iará Simis apresentou a contribuição para o desenvolvimento em comunidades tradicionais por meio de ações vinculadas ao subcrético social e aos programas de mitigação ambiental e social, obrigatórios para os grandes empreendimentos realizados por empresas ligadas ao setor energético.

O tema da energia introduz inevitavelmente a discussão sobre a utilização sustentável dos recursos naturais, mais especificamente da água. A AVSI Brasil está cada vez mais inserida nesse debate, principalmente em relação ao semiárido brasileiro, que sofre ainda mais com a escassez desse recurso. A gerente de projetos Fernanda Wanderley e a coordenadora socioambiental e de obras Adriana Gouveia apresentaram a experiência da instituição em programas de reuso de água, agroecologia e nutrição e o sistema de bioágua, que possibilitam a conviência com o semiárido. O debate incluiu a participação do agricultor Vânio José da Silva, um dos beneficiários no município de Jupi (PE).

Por fim, foram compartilhadas informações sobre a comunicação organizacional e as possiblidades de contribuição com a Creche Luigi Giussani, instituição que surgiu de um projeto da AVSI Brasil e que atualmente conta com as doações, inclusive de seus colaboradores, para se manter atendendo 110 crianças em um bairro periférico de Salvador (BA).