Anuncio

Escolas da rede municipal de Belo Horizonte (MG) são reconhecidas por participação na Formação de Educadores da Liga STEAM 2025

Escolas municipais de Belo Horizonte (MG) receberam prêmios pela participação na Formação de Educadores 2025 da Liga STEAM. Foram premiadas as instituições Escola Municipal José Maria Alkim, Escola Municipal Professor Edson Pisani, Escola Municipal Professor Tabajara Pedroso e Escola Municipal Sebastiana Novais. Cada unidade recebeu um kit de materiais equipamentos compostos por notebooks, impressoras 3D e filamentos para impressão 3D ou kit de Robótica Lego.

A formação de educadores é uma das estratégias da Liga STEAM e tem como objetivo aprofundar o conceito e as práticas STEAM nas salas de aula — sigla em inglês para Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Math).

A formação nos ajudou a aprofundar a abordagem STEAM na prática. Desenvolvemos com os alunos do 8º ano jogos que integravam conteúdos de Ciências, estimulando criatividade e protagonismo. Com a chegada da impressora 3D, vamos ampliar ainda mais essas possibilidades. Atualizar nossas práticas é essencial, e a formação traz ferramentas reais para transformar o aprendizado em sala de aula.”, enfatiza Mateus Barbosa, professor de ciências na Escola Municipal José Maria Alkmim.

A execução da Formação de Educadores em Belo Horizonte é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Liga STEAM, unindo esforços para fortalecer a inovação pedagógica e preparar alunos para os desafios do futuro.