Anuncio

Escolas de Jucati (PE) recebem campanha sobre educação alimentar

Promovida pelo Projeto Jucati Sustentável, a ação conta com oficinas que trabalham de forma lúdica o valor nutricional de alimentos produzidos na região

Morar na Zona rural não é sinônimo de alimentação saudável. Assim como nas cidades, muitas crianças e adultos do interior passaram a ter uma alimentação industrializada. Pensando nisso, o projeto Jucati Sustentável, que atua em Pernambuco junto a agricultores familiares, lançou uma campanha de educação alimentar para crianças.

Visitando as escolas municipais de Jucati e região, a iniciativa tem o objetivo de incentivar o conhecimento e a mudança de hábitos alimentares, de forma que as crianças levem para casa a motivação de reduzir o consumo de comidas processadas e prejudiciais à saúde.

“Há quatro anos, realizamos com o Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN), uma pesquisa no Agreste meridional de Pernambuco e constatamos essa mudança de hábito. Nas escolas, alimentos naturais vinham sendo substituídos por industrializados na hora do lanche. Desta forma, aproveitamos as iniciativas que trabalham com o sistema de Bioágua e valorizam fortemente a segurança alimentar, para melhorar a questão da educação nutricional não somente no ambiente doméstico, mas, também, nas escolas”, explica a gestora da AVSI Brasil em Pernambuco, Ana Bianchi.

Nos encontros, as nutricionistas Marília Vilaça e Valquíria Medeiros, utilizam diversos alimentos para que os alunos possam escolher o lanche que gostariam de fazer. A partir destas escolhas, são mostradas as quantidades de sal, açúcar e gordura, através de imagens ilustrativas. 

“As crianças sentem nojo, por exemplo, da gordura presente nos salgadinhos e se impressionam com a quantidade de açúcar presente em um refrigerante. Por outro lado, como forma de valorizar os alimentos locais e saudáveis, mostramos tudo de bom que algumas frutas da região têm”, conta a nutricionista Marília Vilaça.

A campanha utiliza dinâmicas lúdicas para facilitar a compreensão dos pequenos. Quando questionada sobre o que aprendeu, a aluna Gisele, 6º ano, deu a dica: “Não devemos consumir muito biscoito e nem salgadinho. Eles podem nos deixar obesas, doentes e até diabéticas”.

Até o momento, mais de 800 alunos já participaram das ações. “Os alunos participaram de forma ativa, através de perguntas e relatos. Os recursos utilizados ajudam bastante na compreensão”, relata a docente Gleiciane.

As oficinas acontecem até o fim do mês de maio e são realizadas pela AVSI com apoio da Fundação Banco do Brasil e da prefeitura, através da secretaria de educação.