Anuncio

Estudantes do município de Goiana (PE) participam de oficinas sobre fotografia

A atividade reuniu cerca de 31 jovens em dois dias de encontros

Através do projeto Vozes Daqui (PE), mais de 30 alunos puderam participar de oficinas práticas sobre fotografia analógica e digital. A atividade faz parte do componente de educomunicação do projeto que já estava realizando encontros online com os estudantes.

As oficinas aconteceram nos dias 10 e 11 de junho, nas Escolas IV Centenário e Dr. Manoel Borba, ambas no município de Goiana, em Pernambuco. Este foi o primeiro encontro presencial com alunos desde o início das formações em maio e aconteceu seguindo todos os protocolos de segurança e combate à COVID-19.

“Foram dois dias de imersão e aprendizado coletivo, onde a teoria e prática proporcionaram a troca de experiências”, destaca Clarissa Dutra, educadora que ministrou as oficinas.

Durante o encontro, os alunos puderam conhecer sobre os variados tipos de câmeras e fotografias, como analógicas, digitais, fotografias em papel, fotopinturas, monóculos, entre outros. Além disso, tiveram a oportunidade manusear acessórios como lupas, olho mágico, lanternas e filtros para experimentações fotográficas e criação de tubo óptico.

Jessé Ferreira, aluno da Escola Municipal Dr. Manoel Borba, contou que a partir do projeto descobriu o gosto pela fotografia e que já está planejando comprar uma câmera para poder seguir treinando em casa.

As aulas vão continuar acontecendo de forma híbrida até julho, mês em que será realizada uma exposição fotográfica online com os registros feitos pelos alunos. Através das oficinas de educomunicação, o projeto visa fortalecer a história e cultura da cidade de Goiana pelo olhar dos beneficiários, além de proporcionar integração entre escola e comunidade.

A estudante Emanuelly da Silva, da Escola Municipal IV Centenário, destaca pontos positivos de fazer parte do projeto: “está sendo muito bom, porque estou aprendendo muitas coisas, como tirar fotos, aprendendo mais sobre as câmeras, como elas surgiram e sua evolução. Queria que o projeto durasse até o final do ano”.

O projeto Vozes Daqui é uma iniciativa fruto da parceria entre AVSI Brasil, Stellantis/Jeep, Fundação Banco do Brasil e Prefeitura Municipal de Goiana.