Anuncio

Experiência da AVSI em projetos sociais compõe seminário sobre fé e política

Discutir as tarefas dos leigos católicos na sociedade. Este foi um dos objetivos da aula inaugural do Seminário Fé e Política, realizado na manhã de sábado (dia 23/02), na cidade de Camaçari (BA).

Cerca de 50 pessoas, entre elas, lideranças das comunidades eclesiais e de pastorais, de movimentos e também leigos católicos participaram do encontro que contou com as apresentações realizadas por dom João Carlos Petrini, bispo da Diocese de Camaçari, e Fabrizio Pellicelli, diretor da Fundação AVSI no Brasil.

Comentando a importância da incidência da fé sobre a política, o bispo diocesano lembrou que aderir a valores do cristianismo é algo indispensável para a sociedade e para o desenvolvimento humano integral. Segundo Petrini, a dimensão religiosa e a fé devem orientar não apenas a vida privada das pessoas (as relações familiares), mas também as suas opções na vida social e os campos da economia e da política.

O diretor da Fundação AVSI no Brasil foi convidado a participar do evento para comentar a experiência da instituição sob a perspectiva da cooperação para o desenvolvimento humano integral.

Conforme ressaltou Fabrizio Pellicelli, contribuir com o desenvolvimento vai além do suporte técnico ou financeiro empenhados em um projeto, porque o centro do desenvolvimento deve ser a pessoa.

Para ele, considerando que o homem tem necessidades mais abrangentes que o acesso à moradia e instrução, por exemplo, as ações que visam o seu desenvolvimento devem contribuir para gerar sujeitos mais livres e responsáveis, protagonistas da própria vida, isto é, capazes de reconhecer suas necessidades, que ultrapassam a oferta de benefícios.

Nos próximos meses, além do desenvolvimento, o seminário será composto por discussões sobre temas como “A Pessoa e Os Direitos Humanos”, “O trabalho Humano” e “Bem Comum, Subsidiaridade, Solidariedade”. Informações sobre o seminário podem ser obtidas pelo telefone (71) 3627-6334 ou pelo endereço eletrônico diocesedecamacari@hotmail.com.