Por: João Victor Santos – DF
O centro de acolhida Casa Bom Samaritano (CBS) promoveu uma formação educacional para o atual grupo de trabalhadores voluntários do espaço que atende famílias venezuelanas em Brasília (DF). O objetivo é promover o acolhimento humanizado a refugiados e migrantes na CBS e fortalecer o conhecimento sobre a Operação Acolhida, do Governo Federal, ações voltadas para a integração socioeconômica implementadas pela AVSI Brasil e o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), através do projeto Acolhidos Por Meio Do Trabalho.
Atualmente, a CBS conta com o apoio de 30 voluntários que atuam em eixos diversos para a promoção de orientação documental, saúde, inserção laboral, educação e recreação socioeducativa. Todas as atividades possuem foco no desenvolvimento humano e integração local para as famílias acolhidas. Desde 2021, data da inauguração da CBS, o espaço já recebeu mais de 180 voluntários.

“Ao longo dos anos do funcionamento desta casa, sempre contamos com essa riqueza de corações, de mentes, de mãos disponíveis para contribuir no atendimento e na acolhida, na promoção, na formação dos migrantes e refugiados aqui acolhidos”, afirma Irmã Rosita Milesi diretora e fundadora do IMDH.
Segundo Thaís Valim, analista de mobilização comunitária e voluntariado, o momento foi essencial para alinhar propósitos e reforçar o papel social da equipe. “Essa formação é fundamental para que os voluntários entendam o contexto em que atuam. Apresentamos a Operação Acolhida, o projeto Acolhidos por Meio do Trabalho e o trabalho da Casa Bom Samaritano, além de refletirmos sobre os princípios do voluntariado e da ação humanitária”, explicou Thaís.

Dentre os eixos desenvolvidos na CBS, a equipe de educação recebe o apoio da voluntária Natália Ramos, que comenta que participar das ações de apoio a migrantes e refugiados no Brasil tem sido uma experiência transformadora.
“É gratificante contribuir com o recomeço dessas pessoas, ao mesmo tempo em que o trabalho desperta valores como empatia, acolhimento e uma nova visão sobre o mundo. Na prática, passamos a compreender de forma mais profunda tudo o que eles enfrentam”, afirma Natália.
Ser voluntário é mais do que doar tempo, é transformar vidas, inclusive a própria. Na Casa Bom Samaritano (CBS), onde o compromisso e o acolhimento caminham juntos, o voluntariado ensina que pequenas ações podem gerar grandes mudanças.
