Anuncio

Inscrições abertas para voluntários atuarem no centro de acolhida para refugiados venezuelanos em Brasília

Cadastros podem ser realizados até o dia 6 de dezembro, por meio de um formulário digital

Se você busca por oportunidades para realizar trabalho voluntário em organizações vinculadas ao contexto internacional e crise humanitária, o Centro de Acolhida para Migrantes Venezuelanos Casa Bom Samaritano, localizado em Brasília (DF), está com inscrições abertas para cadastro de voluntários em diversas modalidades.

Este centro de acolhida foi idealizado a partir do projeto Acolhidos por meio do trabalho, implementado pela AVSI Brasil e Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), com financiamento do Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos EUA e tem o objetivo de fortalecer as ações da Operação Acolhida – força tarefa humanitária liderada pelo governo brasileiro. O projeto também tem o apoio institucional da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e de entidades da sociedade civil que atuam na temática do refúgio e da migração.

Sediada em Brasília, em imóvel cedido pela Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), a Casa Bom Samaritano atua como um centro de acolhida para migrantes e refugiados venezuelanos, que migraram para os abrigos da Operação Acolhida, em Boa Vista (RR) e que são interiorizados para o Distrito Federal a partir de uma oportunidade de trabalho, servindo como uma residência temporária para núcleos familiares e indivíduos em sistema rotativo de acolhida, que se revezam no período não superior a três meses, integrando-se o desenvolvimento de atividades multidisciplinares.

Conforme a Oficial de Mobilização Comunitária e Voluntariado do IMDH, Bianca Abrahami, a equipe do centro busca profissionais em áreas e formações distintas e as atividades serão adaptadas conforme a disponibilidade das pessoas selecionadas. “A atuação desses profissionais dará apoio à nossa equipe que atende famílias venezuelanas que ficam abrigadas neste centro por um período de até três meses em sistema rotativo. Os voluntários darão subsídio à equipe técnica nas temáticas de gestão administrativa, cursos ou atividades socioeducativas, serviços de alimentação e ações recreativas”, explica.

A RH Estrategista da AVSI Brasil, Virgínia Vicentini, também informa que o preenchimento do formulário não garante a vaga para compor o time de voluntários. “As competências dependerão das demandas prioritárias e análise da equipe. A partir deste cadastramento, iremos aproveitar esses dados para a criação de um banco de talentos. Já os voluntários selecionados passarão por treinamento na Casa Bom Samaritano e serão capacitados sobre procedimentos institucionais e Código de Ética e Conduta da AVSI Brasil”, explica.

Para fazer o cadastro, basta acessar o link https://bit.ly/3nrDMJh, preencher o formulário e anexar um currículo e uma carta de intenção.

Faça um tour virtual e conheça a Casa Bom Samaritano.

Confira 12 motivos para realizar um trabalho voluntário:

1. Valorização pelo mercado de trabalho

Ter realizado um trabalho voluntário é uma ação bastante valorizado pelas empresas. Ao contar com uma experiência como esse em seu currículo, você estará demonstrando ao mercado que se envolve com projetos sociais e aproveitou uma oportunidade para colocar em prática algum conhecimento específico.

2. Experiência

Todo estudante universitário sabe como pode ser complicado conseguir o primeiro estágio, principalmente por não ser capaz de comprovar experiência na área. Por isso, investir em um trabalho voluntário também o ajudará a ganhar experiência, mesmo se não for em sua área de atuação.

3. Networking

Outro ponto positivo que vai ajudá-lo a levar um trabalho voluntário em consideração é a possibilidade de fazer networking. Você entrará em contato com muitas pessoas e terá a oportunidade de demonstrar a sua capacidade.

4. Contato com outras culturas

Como consequência do networking, você também entrará em contato com outras culturas. Muitas vezes, estamos acostumados a conviver apenas com quem tem os mesmos pensamentos e ideais que a gente. Em um trabalho voluntário, provavelmente você lidará com uma realidade bastante diferente da sua. Essa experiência será imprescindível para abrir os seus olhos e mostrar a você a necessidade de investir em ideias para melhorar e tornar o mundo um lugar melhor.

5. Sair da zona de conforto

Ser um voluntário é uma experiência única, que te permite expandir seus horizontes e explorar algo novo diariamente.

Atividades como essa te tiram da zona de conforto, mudando a sua rotina, te permitindo aprender coisas novas e realizar ações que você nem ao menos sabia que poderia praticar. Você abre os olhos para o seu potencial e percebe como pode fazer muito além do que está acostumado.

6 – Aprender algo novo

É através do voluntariado que você pode adquirir novas habilidades, novos conceitos e percepções de mundo. Afinal, você está em contato com indivíduos, ambientes e situações que talvez nunca tenha nem imaginado antes.

No trabalho voluntário com pacientes com câncer, por exemplo, quem sabe costurar, pode oferecer seus préstimos e ainda aprender a confeccionar perucas e lenços. Além disso, tem a chance de conhecer uma história nova a cada dia, aprendendo com o que cada paciente passou e como pode ajudá-las.

7 – Promove o bem-estar

Sim! Ajudar alguém (não importa como), traz benefícios e recompensas à saúde e bem-estar de quem pratica a ação, também. Isso porque auxiliar o próximo proporciona a sensação de otimismo, reduz o estresse, a ansiedade e a sensação de depressão.

Além disso, há a sensação de felicidade constante ao ser retribuído com um sorriso, um abraço ou um simples “obrigado”.

8 – Descobrir uma nova paixão

Já imaginou trabalhar em prol de uma causa que você sente prazer em defender e, com isso, descobrir uma nova paixão ou habilidade? No voluntariado, você pode descobrir novas paixões, como a arte, o teatro, a assistência social ou a prática de esportes.

Esse simples contato com uma atividade solidária pode mudar completamente a forma como você encara sua realidade, trazendo muitas vezes um novo sentido à sua vida.

9 – Novas oportunidades

São inúmeras as pessoas com quem você tem contato durante o trabalho voluntário. Independentemente do tipo da instituição, ação ou ONG, há profissionais de diversas áreas engajados em prol dessa causa. Com isso, você pode conhecer estes profissionais e até obter uma oportunidade de trabalho com eles.

Sem contar que você fará amizade com muitas pessoas que podem te fornecer contatos ou te recomendar para demais profissionais. Vale a pena tentar!

10 – Transformar a vida de outras pessoas

A essência do trabalho voluntário é dedicar um tempo da sua vida para transformar e impactar a vida dos demais. Essa dedicação e o amor ao próximo são essenciais para aqueles que mais precisam. É a partir disso que você muda a vida de diversas pessoas e traz um impacto positivo à sociedade.

Afinal, se você tem a possibilidade de mudar a vida de um ser humano para a melhor com uma simples doação ou movimento, por que não o fazer?

11 – Exercitar a empatia

Por meio do voluntariado, você tem uma grande oportunidade de conhecer histórias extraordinárias que impactam vidas. Essa troca de experiências te permite exercitar a empatia e a sensibilidade.

Ou seja, com essa vivência, você desenvolve a capacidade de compreender e se colocar no lugar do próximo. Isso te leva a se dedicar e se aprofundar muito mais em outras ações solidárias.

12 – Ampliar a sua visão de mundo

Conviver com pessoas que possuem realidades diferentes da sua te permite ter uma visão mais ampla do mundo. Você conhece novas culturas, novos hábitos, novas ideias e novas perspectivas.

Isso é benefício principalmente para despertar a criatividade e a motivação. Com inúmeros contextos e informações, você adquire experiências para transformar o seu estilo de vida e de muitos ao seu redor.

Agora que você conhece alguns motivos para praticar o voluntariado, busque uma causa para abraçar! Há diversas maneiras de ajudar, seja participando de uma ONG ou iniciando o seu próprio projeto. Ajudar é uma atitude simples e que faz uma grande diferença para o bem da sociedade.