Anuncio

Inscrições para voluntários atuarem no abrigo Casa Bom Samaritano, é prorrogado até dia 24 de julho

As pessoas selecionadas irão atuar com crianças e adolescentes refugiados e migrantes da Venezuela, em Brasília

O centro de acolhida para refugiados e migrantes venezuelanos Casa Bom Samaritano, localizado em Brasília (DF), prorrogou a data para inscrições de voluntários que desejam atuar na temática do refúgio e migração, prioritariamente com crianças e adolescentes.

O voluntário será inserido no projeto Acolhidos por meio do trabalho, implementado pela AVSI Brasil e Instituto Migrações para os Direitos Humanos (IMDH), que atua na cogestão da Casa Bom Samaritano.

O centro de acolhimento recebe famílias venezuelanas que são interiorizadas de Roraima para o Distrito Federal visando contratações pelo setor privado local. O imóvel está localizado no Lago Sul e foi cedido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ao projeto.

O Acolhidos por meio do trabalho tem por objetivo garantir os direitos dos refugiados e migrantes venezuelanos que vivem no Brasil, em apoio ao programa de emergência humanitária – Operação Acolhida, liderado pelo governo federal, promovendo sua integração socioeconômica através do emprego/inserção laboral.

Perfil dos voluntários

As pessoas selecionadas atuarão prioritariamente com as demandas da área de cuidados da infância, em um turno mínimo de 4 horas semanais, dentro das seguintes áreas de atuação:

  • Eu, o outro e nós (atividades sobre identidade, autoestima, fortalecimento, autonomia, autocuidado)
  • Leitura (Roda de leitura, reconto, construção de história coletiva)
  • Recreação (circuito psicomotor, jogos, brincadeiras tradicionais)
  • Cine CBS (reconto coletivo do enredo, roda de conversa, atividades de escrita ou desenhos sobre o filme assistido)

Atenção: o preenchimento do formulário não garante a vaga para compor o time de voluntários. Após o término das inscrições, haverá uma pré-seleção curricular e entrevistas pontuais. A última etapa também prevê um treinamento obrigatório realizado na Casa Bom Samaritano, antecedendo a contratação. Todas as etapas serão comunicadas por meio eletrônico (e-mail). Os interessados devem preencher e enviar o formulário disponível neste link até o dia 24 de julho de 2022 (23h59m horário de Brasília)

Conheça as instalações da Casa Bom Samaritano. Faça um tour virtual.

O projeto Acolhidos por meio do trabalho conta com o apoio estratégico da Fundação AVSI e AVSI-USA, e parceria da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) Organização Internacional para as Migrações (OIM) e Rede Brasil do Pacto Global e é financiado pelo Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos.