Por: Dimicaele Borges
Desde janeiro de 2025, o projeto Ciranda Viva vem realizando, na comunidade de Cassarongongo, zona rural de Catu (BA), atividades voltadas à Formação para o mundo do trabalho, uma das frentes mais importantes da iniciativa. Com encontros mensais e foco no protagonismo juvenil, o eixo aposta em dinâmicas em grupo, autoconhecimento e diálogo como ferramentas de transformação.
Nos sete primeiros meses do ano, os encontros foram conduzidos pela psicóloga e coordenadora socioeducativa do projeto, Paola Possari, que utilizou sua experiência para ajudar os adolescentes a reconhecerem suas potencialidades, entenderem seus perfis profissionais e se prepararem para os desafios do mercado.
Agora, essa formação entra em uma nova etapa: a psicóloga, analista e recrutadora da PetroReconcavo, Jamile Fuentes, se uniu à equipe com o objetivo de enriquecer os debates e compartilhar sua vivência no mundo corporativo. Juntas, Paola e Jamile ampliaram a frequência dos encontros, que agora ocorrem duas vezes por mês — um com Paola e outro com a participação das duas profissionais.
“Viemos com o propósito de dar continuidade ao trabalho já desenvolvido por Paola. Trabalhamos para despertar a consciência desses jovens sobre como se portar no mercado. Eles já sabem quem são e no que são bons, agora queremos mostrar o que podem fazer com isso”, explica Jamile.

Em seu primeiro encontro com os jovens, Jamile trouxe a estagiária Catarina, que compartilhou sua experiência em processos seletivos e sua trajetória profissional. A participação da equipe da PetroReconcavo foi recebida com entusiasmo.
“Estamos muito felizes e empolgados com essa nova etapa. Os jovens estão animados, porque a equipe da PetroReconcavo tem muito a agregar ao nosso curso — especialmente para alcançarmos nosso principal objetivo: prepará-los para o mundo do trabalho”, afirmou Paola ao fim da atividade.
O Ciranda Viva é uma iniciativa que promove o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, fortalece vínculos familiares e comunitários, e aposta no diálogo e na parceria como caminhos para a transformação social. Ao todo, o projeto atende 189 beneficiários com atividades socioeducativas e conta com o investimento social da PetroReconcavo, além do apoio do CMDCACatu e da Prefeitura de Catu (BA).