Anuncio

Membros do Projeto Boa Vista Acolhedora realizam visitas técnicas em Recife e Florianópolis

A iniciativa teve como objetivo conhecer algumas experiências em economia circular ligadas à cadeia agroalimentar

A equipe de campo do projeto Boa Vista Acolhedora: um modelo intersetorial de economia circular e inclusiva, acompanhada do secretário adjunto de Serviços Públicos e Meio Ambiente de Boa Vista (RR), Alexandre Santos, realizou uma série de visitas a instituições nas cidades de Florianópolis (SC) e Recife (PE). O intuito foi conhecer de perto algumas experiências em economia circular ligadas à cadeia agroalimentar, com foco em diferentes técnicas de compostagem.

Recebidos em Florianópolis pelos funcionários do CEPAGRO, importante centro de pesquisa e promoção da agroecologia, a equipe e o secretário foram conduzidos para uma programação de visitas a diferentes iniciativas com eficientes exemplos de soluções técnicas em compostagem e inspiradoras histórias de engajamento comunitário.

Em Recife, a equipe do CEASA-PE apresentou suas instalações, com destaques na compostagem e biodigestores, e intermediou visitas a pátios de compostagens de diversos tamanhos com uso de diferentes tecnologias, além de uma visita a Secretaria Municipal de Agricultura Urbana.

De acordo com Bruno Franques, integrante da equipe do Projeto Boa Vista Acolhedora, os dias foram intensos e com muitas experiências incríveis e exitosas. “Retornamos com a bagagem repleta de ideias e contatos estabelecidos para seguirmos compartilhando experiências e conhecimentos. Nosso projeto está apenas começando e já estamos empolgados com os resultados que em breve surgirão em Boa Vista”, disse.

O intercâmbio realizado junto às instituições nas cidades de Recife (PE) e Florianópolis (SC) foi feito com intuito de aprender e compartilhar conhecimento sobre a lógica de construção de um centro de transformação de resíduos, ações agroecológicas e criação de redes.

O projeto Boa Vista Acolhedora está inserido em uma iniciativa da AVSI Brasil, em parceria com a Fundação AVINA e a Escola Agrícola de Manaus, é financiado pela União Europeia, e tem como parceiros a Prefeitura de Boa Vista/RR, o Alto Comissionado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), a Fundação Banco do Brasil, a Operação Acolhida e o Pacto Global. Entre seus objetivos está o mapeamento de iniciativas similares no Brasil, para que possam ser replicadas na cidade de Boa Vista.