Anuncio

MIGRANTES VENEZUELANOS CHEGAM AO MATO GROSSO PARA TRABALHAR EM COZINHAS DE FAZENDAS NO INTERIOR DO ESTADO

Eles estavam abrigados em Roraima e foram interiorizados com o apoio da AVSI Brasil, em parceria com a Operação Acolhida, e da Sodexo On-site

Quatro migrantes venezuelanos desembarcaram no último final de semana em Cuiabá (MT), para iniciar uma nova fase no Brasil, a partir de uma oportunidade de trabalho. Eles estavam abrigados em centros de acolhimento, juntamente com suas famílias, em Boa Vista (RR) e foram contratados para trabalhar como cozinheiros e oficiais de cozinha em duas unidades de produção agrícola na região. Três venezuelanos vão para a cidade de Campo Novo do Parecis, próximo a Tangará da Serra e um venezuelano segue para o município de Nova Mutum, região Norte do estado, distante 242 km da capital Cuiabá. A viagem de Roraima para Cuiabá foi realizada pela força-tarefa humanitária da Operação Acolhida.

A oportunidade de emprego surgiu a partir de uma parceria entre a Sodexo On-site, que abriu o processo seletivo em Roraima, e a AVSI Brasil, que acompanhou as entrevistas dos venezuelanos e viabilizou a interiorização do grupo para Mato Grosso, através do projeto Acolhidos por meio do trabalho. Os novos contratados ficarão acomodados em alojamento equipado no interior da própria fazenda onde irão trabalhar. No próximo mês, os familiares também serão interiorizados para Mato Grosso, totalizando 12 pessoas. Eles serão acomodados em uma residência temporária por um período de três meses, garantida pelo projeto. As famílias irão contar com o acompanhamento de um assistente social para apoiá-las na integração com a comunidade local durante esse período.

Para a gerente do Acolhidos por meio do trabalho, Thais Braga, o projeto garante proteção e amparo neste momento de transição, garantindo tranquilidade para a empresa contratante e para o novo colaborador. “Nós entendemos que essas pessoas estão saindo de abrigos em Boa Vista e não contam com recursos para arcar com aluguel ou outras despesas neste momento. Por isso, acreditamos que durante este período, a família possa economizar seus proventos e, a partir do quarto mês, já ter autonomia, nosso maior objetivo”, explica.

Todos os novos contratados começam as atividades até o início de outubro. Eles já concluíram todas as etapas do processo seletivo e estão com as documentações e vacinas em dia. Em Cuiabá, eles também já passaram por exames da Covid-19. A Sodexo, apoiada em políticas e procedimentos internos, tem a segurança e proteção da saúde dos colaboradores e clientes como prioridade, por isso vem adotando todas as medidas preventivas em suas operações, como a intensificação da limpeza dos ambientes, maior controle de higienização, comunicação preventiva e distanciamento.

Para a Head de Diversidade e Inclusão da Sodexo On-site Brasil, Lilian Rauld, incluir colaboradores refugiados é mais do que contar com uma força de trabalho oriunda de outro país, mas significa prover ao refugiado condições dignas de se reafirmar como cidadão, além de oferecer aos colaboradores a oportunidade de um intercâmbio de conhecimentos. “Acreditamos que equipes diversas são mais engajadas e desempenham melhor, e a troca cultural desperta sentimentos de empatia, respeito ao próximo e um ambiente de trabalho mais humanizado e harmonioso”, afirma a executiva.

A Sodexo On-site, que tem o compromisso de dar oportunidade para todos, conta hoje com 200 colaboradores refugiados, oriundos de países como Angola, Congo, Síria, Senegal, Haiti e Venezuela. Quando já contratados, os esforços da companhia concentram-se em garantir um ambiente inclusivo e seguro para que eles possam desenvolver suas plenas capacidades. Para tal, promove ações de sensibilização, por meio de treinamentos e publicação de manuais aos colaboradores brasileiros, abordando a realidade dos refugiados em seus países de origem, e para os migrantes promove ações de esclarecimento sobre as diferenças culturais, de idioma e hábitos do Brasil, inserindo-os à realidade do País.

Sobre a Sodexo On-site Brasil

Com mais de 50 anos de expertise em todo o mundo – 40 anos só no Brasil – a Sodexo On-Site Brasil é líder em Serviços de Qualidade de Vida, oferecendo uma ampla gama de soluções integradas que contribuem para o bem-estar e eficiência de diversas organizações e instituições em todo o país. Sustentada nos valores: Espírito de Equipe, Espírito de Serviço e Espírito de Progresso, a trajetória Sodexo é baseada no propósito de melhorar o dia a dia das pessoas em todos os sentidos. Presente em todo o território nacional, opera com uma plataforma global de Food (Alimentação) e FM (Facilities Management) responsáveis pela padronização de serviços, treinamentos, segurança do trabalho, segurança dos alimentos e auditorias técnicas. Tudo para oferecer de forma especializada e integrada as melhores soluções, com equipes de profissionais preparados e experientes em diversas áreas de atuação. Site: https://br.sodexo.com