Anuncio

MINAS GERAIS: Alunos do projeto Árvore da Vida têm experiência prática de robótica no SESI-SENAI.

Participantes da Oficina de Robótica Educacional do Projeto Árvore da Vida vivenciaram uma experiência enriquecedora, mergulhando no mundo da tecnologia e da educação.

Os alunos da Oficina de Robótica Educacional do Projeto Árvore da Vida realizaram uma visita guiada ao SESI-SENAI em Betim, MG. A atividade ocorreu nos dias 12 e 14 de março e incluiu aulas de robótica educacional ministradas pelo SESI e uma visita guiada ao Laboratório de Robótica LEGO, a oficina de manutenção mecânica, ao laboratório maker e a biblioteca do espaço. Ao todo, 27 crianças entre 7 e 12 anos estiveram presentes.

Essa iniciativa faz parte do projeto Árvore da Vida – Robótica Educacional, com o principal objetivo de proporcionar uma experiência enriquecedora aos participantes, estimular o interesse pelo estudo das tecnologias e equipamentos, bem como suas funcionalidades, promover interação e troca de experiências entre os participantes e estabelecer um vínculo maior com conhecimentos práticos.

Durante a visita, os alunos foram introduzidos às modalidades das competições do torneio FIRST Lego League (FLL), destinado a estudantes de 9 a 16 anos, com o propósito de apresentar soluções para problemas cotidianos e sociais. Essa ação está totalmente alinhada à metodologia STEAM, que integra ciência, tecnologia, artes e matemática no ensino regular.

Gilberto Lucas de Oliveira, instrutor de Robótica Educacional do Árvore da Vida, destacou a importância da visita técnica ao SESI-SENAI, evidenciando como a interação com diferentes tipos de robôs e programações complementou a formação das crianças.

 “O envolvimento das meninas no curso amplia o leque de oportunidades e desperta o interesse de outras meninas, antes predominantemente voltado para o público masculino. O despertar das meninas para essa área é essencial para uma riqueza de perspectivas e inovações futuras, sendo vitais no mercado de trabalho, impulsionando o crescimento econômico, disseminando e ampliando o conhecimento”, afirma Gilberto.

Rebeca Rodrigues Santos, uma das jovens participantes da oficina de Robótica Educacional do Árvore da Vida, descreveu o passeio como uma experiência enriquecedora. Com 9 anos de idade, além de compreender a importância da robótica, ela pôde reconhecer sua influência em áreas como matemática, coordenação motora e criatividade, além de ter a oportunidade de entender o processo de criação de robôs.

“Durante o passeio, aprendemos como os robôs são feitos e aprendemos mais sobre robótica. Percebemos que não se trata apenas de fazer algo, mas sim de uma oportunidade para realizar o que amamos”, conta a estudante.

Sobre o Projeto Árvore Da Vida – Robótica Educacional

O projeto visa utilizar a tecnologia como ferramenta educacional para reduzir as desigualdades sociais no complexo Jardim Teresópolis, em Betim, MG. Através da Robótica Educacional, desafia os alunos de forma lúdica e inteligente, incentivando soluções colaborativas e o compartilhamento de conhecimentos com colegas e instrutores. O principal objetivo é promover o desenvolvimento de competências entre as crianças matriculadas em escolas públicas da região por meio da disseminação da robótica educacional e também estimular a participação de meninas da comunidade no campo tecnológico.