Anuncio

Ministro Barroso visita Operação Acolhida e se emociona com trabalho humanitário em Roraima

Presidente do STF conheceu de perto o trabalho de acolhimento a migrantes e refugiados venezuelanos e destacou a importância da operação

Por Maiara Bersch – Roraima

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, visitou na última segunda-feira, 15, a Operação Acolhida em Boa Vista (RR) e enalteceu a relevância do trabalho humanitário realizado para receber e integrar refugiados e migrantes vindos da Venezuela.

Sensibilizado ao conhecer as instalações e o dia a dia da operação, o ministro fez questão de destacar a atuação dos profissionais e organizações envolvidas. “Gostaria de agradecer aos militares e às organizações que ajudam nesse trabalho e dizer que este é um país que acolhe a todos. Vocês são muito bem-vindos para viver em paz, trabalhar e estar conosco”, disse.

O impacto da visita foi tão significativo que o ministro repercutiu a experiência na abertura da sessão plenária do STF da última quarta-feira, 17. Comovido e com a voz embargada, ele relatou: “É muito bonito, muito emocionante mesmo, e esse é o bom Brasil, da paz que acolhe as pessoas”.

A Operação Acolhida é a resposta humanitária do Governo Federal ao intenso fluxo migratório de venezuelanos na fronteira entre Brasil e Venezuela. Dentre as organizações que compõem esse esforço coletivo, a AVSI Brasil integra oficialmente a resposta à emergência.

Por meio de um Termo de Colaboração com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a organização atua na gestão de quatro centros de acolhida (abrigos) e de um espaço de pernoite para refugiados e migrantes venezuelanos em Boa Vista.

Além disso, em parceria com o ACNUR, a AVSI Brasil também gerencia um alojamento de trânsito e duas estruturas de registro e pré-documentação nos Postos de Recepção e Triagem (PTRIGs), entre outras iniciativas nas cidades de Boa Vista e Pacaraima.