Anuncio

Missão do MAE acompanha atuação da AVSI em Salvador

Representantes do Ministério visitam instalações e avaliam prestação de contas dos recursos do convênio

No período de 5 a 9 de dezembro, a AVSI recebeu em Salvador a visita de Alessandra Ferrara e Mikos Tricoli, representantes do Ministério das Relações Exteriores (Ministero Affari Esteri – MAE) da Itália.

A missão teve como objetivo monitorar o andamento das atividades do convênio para implementação do Semente de Ciência, projeto de combate à pobreza e desigualdade social de jovens por meio da formação profissional e da difusão do conhecimento científico.

O Semente de Ciência é uma iniciativa inserida no cenário da cooperação bilateral ao desenvolvimento entre os governos italiano e brasileiro. Foi aprovado pelo MAE, através da Direção Geral para a Cooperação ao Desenvolvimento, tendo como entidades parceiras a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (SEDES), a AVSI e a associação italiana Organização de Auxílio Fraterno (OAF).

Durante a missão, os representantes do MAE visitaram o centro de formação onde ocorrem as aulas do Semente de Ciência e conheceram as instalações, o material didático e de divulgação, bem como professores, funcionários e alguns alunos dos cursos de helpdesk, desenvolvimento de software e edição de vídeo.

Visitas e encontros

O Museu de Ciência (ainda em obras), o trailer, bem como a marcenaria que está produzindo os móveis para as iniciativas de difusão do conhecimento científico na capital e no interior da Bahia também foram visitados.

As atividades de difusão da ciência serão planejadas com a contribuição dos professores Esdras Santos (Física) e Maise Santos (Biologia), apresentados aos representantes do MAE no segundo dia de missão.

A programação foi composta também pela visita à Base de Segurança Comunitária onde funciona o Semeando Ciência no Pacto pela Vida. O projeto foi elaborado a partir da experiência do Semente de Ciência.

O final da missão foi marcado por reuniões com a diretoria da AVSI, bem como com responsáveis pela prestação de contas dos recursos empenhados pelo MAE para a organização no âmbito do convênio.