Anuncio

Missão Fortalece APAC no Paraná

Projeto contribui para fortalecimento das APAC e expansão para cinco estados brasileiros

Foi muito importante a presença da AVSI no Paraná para criar novos vínculos. O Paraná é um estado que merece atenção devido ao interesse de várias comarcas em implementar a metodologia e criar novas APACs”, comentou Júlia Tolentino, analista de projetos da AVSI Brasil.

Com o intuito de fortalecer a promoção dos direitos humanos dos condenados no estado do Paraná, Julia Tolentino e Roberto Carvalho, gerente da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), realizaram uma missão de assessoria metodológica. As reuniões aconteceram na última semana (de 11 a 15), nas cidades de Barracão e Pato Branco, no âmbito do projeto financiado pela União Europeia, “Superando Fronteiras”.

A iniciativa é um dos objetivos do projeto, que visa expandir e fortalecer a metodologia APAC, pioneira no estado de Minas Gerais, para diferentes estados brasileiros.

No estado do Paraná, há um movimento do poder público e da sociedade civil para a implantação de novas unidades APAC, que buscam gerar uma alternativa às dificuldades do sistema carcerário paranaense.  Atualmente, existem duas APACs em funcionamento e outras 28 em diferentes estágios de implantação.

No encontro, a equipe da AVSI apresentou o histórico do trabalho da instituição para com o fortalecimento das unidades prisionais e o projeto Superando Fronteiras. As juízas Branca Bernardi e Daniela Maria Kruger, além de Isaura Pertille e Rosa Pelegrini, presidentes de unidades prisionais APAC, e Renata Babinski, gerente da APAC de Pato Branco, se mostraram entusiasmadas com as ações do projeto no estado e a cooperação da AVSI Brasil.

O grupo visitou as APACs de Barracão e Pato Branco para identificar melhorias metodológicas que deverão ser realizadas. Também foram realizadas reuniões com funcionários para expor a importância de um bom quadro familiar, físico, financeiro e espiritual para trabalhar em prol das APACs e dos recuperandos.

 “O êxito da APAC de Barracão é resultado do comprometimento e amor de todas as pessoas envolvidas nesse trabalho.  Acredito nessa metodologia como uma verdadeira alternativa para promover a ressocialização de condenados. ”, comentou a juíza Branca Bernardi.

Sobre a FBAC

A Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados é o órgão responsável pela fiscalização das APACs implementadas em todo o Brasil. Para uma unidade prisional ser considerada APAC, ela deve estar filiada à FBAC.  Sua metodologia está fundamentada na humanização e ressocialização do preso.