Anuncio

Moradores das Vilas Reencontro são encaminhados para oportunidades de emprego

Trinta e nove pessoas foram atendidas e 34 encaminhadas para seleções.

A Vila Reencontro Cruzeiro do Sul I, projeto da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo (SMADS) e executado AVSI Brasil, recebeu nesta terça-feira, 28, o CATE Móvel, serviço ofertado com o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços de empregabilidade disponibilizados pela Prefeitura de São Paulo, como cadastramento e encaminhamento para vagas de emprego e orientações para a emissão da carteira de trabalho digital.

Com atendimentos das 8 às 15h, a ação – promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) – contou também com uma van para levar os moradores da Vila Reencontro do Anhangabaú para a do Cruzeiro do Sul I e assim atender as duas comunidades. Ao todo, 39 pessoas foram atendidas e 34 encaminhadas para entrevistas de emprego. Além disso, entre as pessoas encaminhadas, algumas já passaram pelas entrevistas no mesmo dia e 3 receberam propostas de trabalho, até o momento.

Para Bruce Lee Souza dos Santos, morador da Vila Reencontro Anhangabaú, iniciativas como essa significam muito para ele. Santos teve sua vida impactada pela pandemia da covid-19 e, sem oportunidade de emprego, perdeu seu lar e teve que contar com o apoio dos serviços de acolhimento prestados pela Prefeitura para se reerguer. Para ele, que já atuou como coletor, lancheiro e auxiliar de logística, iniciativas como essa significam muito.  “É um recomeço. Porque na pandemia eu perdi tudo e agora eu estou tendo a oportunidade de reconquistar. Acho de extrema importância esse tipo de iniciativa porque é um pontapé para a gente, para ajudar a se levantar”, destacou.

Os encaminhamentos realizados para os moradores do Programa Reencontro fazem parte de uma metodologia que busca desenvolver a autonomia e a saída qualificada da situação de rua. Eliceli Bonan, coordenadora operacional das Vilas Reencontro de São Paulo da AVSI Brasil, aponta que dentro da vila existe também parte da equipe dedicada exclusivamente a busca ativa de vagas de emprego, tanto em empresas como outras opções de trabalho formal, com a sociedade civil de forma diversa.

Ela explica ainda que além desse contato externo, existe também um trabalho interno de prepararação dos moradores para o mercado de trabalho, com a montagem de currículos, orientações para entrevistas de emprego, inteligência emocional no trabalho e capacitações profissionais. “São diversos focos, na expectativa de que esse conjunto de coisas que estamos trazendo aqui resultem em uma saída dos serviços de acolhimento e a manutenção dessa condição alcançada”, ressalta.

Sandra Erica Bassio, moradora da Vila Reencontro Anhangabaú, já está com a sua entrevista marcada para o próximo dia 6 de março. Com a ansiedade do momento chegando, ela afirma estar confiante para os próximos passos. “Para mim já vai ser o começo de uma nova vida que teve início aqui, quando a gente chegou. Agora é a continuidade. A única coisa que eu queria mesmo era uma ajuda, um empurrão, e isso eu tive aqui”, explicou. 

Vila Reencontro

A Vila Reencontro é um projeto da  Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), implementado pela Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI Brasil). A iniciativa tem por objetivo oferecer moradia transitória e contribuir para o desenvolvimento integral de famílias que se encontram em situação de rua no município de São Paulo, apoiando para que recuperem seu protagonismo e reconstruam sua a autonomia para uma saída qualificada da situação de vulnerabilidade social. Ao todo, as Vilas Reencontro do Anhangabaú e Cruzeiro do Sul abrigam cerca de 80 famílias.