Anuncio

NEOJIBA visita projeto Semente de Ciência em Salvador

Na ocasião, os jovens aprenderam sobre a fauna e flora brasileira, além de descobrir curiosidades sobre as ciências naturais

Crianças e adolescentes dos bairros de Pirajá e Nordeste de Amaralina, em Salvador (BA), que fazem parte do NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), visitaram o projeto Semente de Ciência, localizado na comunidade de Novos Alagados, Plataforma. Na ocasião, os 44 participantes aprenderam sobre a fauna e flora brasileira, além de descobrir algumas curiosidades sobre clima e CO2 (gás carbônico).

 “É muito importante que as crianças tenham contato com esse espaço, que eles conheçam e entendam nossa responsabilidade com o planeta. Assim como o NEOJIBA usa a música como meio para tirar os jovens da vulnerabilidade social, a ciência também é um caminho muito eficiente. O acesso ao conhecimento faz com que essas crianças e adolescentes mudem a realidade onde elas vivem”, afirma Samuel Egidio, coordenador do Núcleo NEOJIBA de Pirajá.

A visita aconteceu no Centro de Ciência, um museu científico que aborda temas meteorológicos, biodiversidade, efeito estufa, ações do homem no meio ambiente e também as consequências futuras dessas ações. Os ambientes contam com a tecnologia de tablets e painéis interativos para expor essas questões, estimulando a curiosidade dos visitantes. O espaço recebe crianças e jovens de 04 a 17 anos gratuitamente.

“O projeto usa as novas tecnologias como meio de entretenimento, promovendo experiências interativas e assim transmitindo conhecimento para os jovens. Usamos a ciência como um instrumento de estímulo, quebrando a barreira inicial de dificuldade e unificando o acesso à educação”, conta Eduardo Visco, Coordenador da Difusão de Ciência do Projeto Semente de Ciência.

Para conhecer mais sobre o Centro de Ciência ou agendar uma visita, entre em contato com a equipe do projeto: 71 3555-3355 / eduardo.visco@avsi.org.br