AVSI COMUNICA / Notícias

OFICINA PREPARA JOVENS PARA PROCESSO SELETIVO EM PE

Iniciativa do Projeto Camaragibe Melhor integra ações de desenvolvimento de competências mais valorizadas no mercado do trabalho
Publicada em 29/09/2017

 

Como parte das ações de acompanhamento e na perspectiva de aumentar as chances de empregabilidade, o projeto Camaragibe Melhor promoveu em parceria com Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE- PE) a oficina Etapas do Processo Seletivo.

 

O Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) de Pernambuco é uma associação beneficente de assistência social, sem fins lucrativos, que tem como missão promover a integração ao mercado de trabalho, por meio do estágio, da aprendizagem e da qualificação de pessoas, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil, na área da educação, da ciência e da cultura.

 

A oficina foi direcionada aos jovens que estão aguardando oportunidades de jovem aprendiz e aos jovens que já concluíram o programa de aprendizagem e estão em busca de novas inserções no mundo do trabalho.

 

A oficina é uma oportunidade de os jovens obterem mais informações que possam auxiliá-los para o ingresso no mundo do trabalho, para o exercício da autoavaliação, e possibilita a troca de experiências com o grupo”, afirma Tatiana Belo, responsável pelo acompanhamento dos jovens do projeto Camaragibe Melhor.

 

A oficina facilitada pela tutora do programa de Qualificação Gratuita, Estágio e Aprendizagem com Qualidade do CIEE-PE, Joselma Gomes, abordou as questões favoráveis e desfavoráveis à contratação dos jovens, dentre elas: investimento na formação, busca de oportunidades, apresentação do currículo, entrevista pessoal, testes e dinâmicas de grupos.

 

Com relação à elaboração dos currículos, Joselma demonstrou o modelo ideal e os principais erros a serem evitados, convidando os jovens a refletirem sobre a importância de um currículo bem elaborado para que possam ter a oportunidade de passar para a fase da entrevista.

 

No que se refere à etapa de entrevista de emprego, individual ou em grupo, foi demonstrado os cuidados que os jovens devem ter em relação à postura, ao vestuário, ao preparo antecipado, abordando outras questões que devem ser evitadas no processo seletivo. Para reforçar esses conceitos, foram realizadas simulações de elaboração de currículo e entrevistas de emprego.

 

Gostei muito da oficina e com essas dicas, percebi que tenho que reformular meu currículo para assim conseguir mais oportunidades”, afirmou a jovem Talita Barreto de 22 anos, que concluiu a aprendizagem no curso de Pedreiro de Alvenaria e almeja uma oportunidade no mercado de trabalho.

 

O Projeto Camaragibe Melhor é uma realização da Fundação AVSI e da AVSI Brasil, com financiamento da União Europeia e parceria com o Governo do Estado de Pernambuco e a Prefeitura de Camaragibe. O projeto já inseriu 207 jovens no mercado de trabalho em diferentes áreas por meio da Lei de Aprendizagem.

 



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais: Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte