AVSI COMUNICA / Notícias

PRáTICA ESPORTIVA é OBJETIVO DO NOVO PROJETO DA AVSI BRASIL EM SALVADOR (BA)

As atividades, voltada para crianças e adolescentes, acontecerão na Comunidade Guerreira Zeferina, localizada no Subúrbio Ferroviário de Salvador
Publicada em 03/02/2020

 

Com o objetivo de disseminar o interesse pela prática esportiva, promover a saúde física e mental, além de melhorar a socialização no ambiente familiar e escolar de crianças e adolescentes da comunidade Guerreira Zeferina, a AVSI Brasil inicia o projeto Guerreira Esportiva.

 

A iniciativa foi elaborada dentro do âmbito do Projeto de Requalificação Urbana da Área Guerreira Zeferina, localizada na cidade de Salvador (BA), onde a AVSI atuou na gestão social oferecendo apoio às ações da Prefeitura Municipal.

 

O Guerreira Esportiva foi submetido à aprovação do Ministério do Esporte, que aprovou a iniciativa para captação de recursos via Lei de Incentivo ao Esporte. Através de editais, o projeto recebeu uma doação do Banco do Nordeste e o patrocínio do Itaú Social, viabilizando assim a sua execução.

 

Segundo a assessora estratégica da AVSI Brasil, Joanna Oricco, “a iniciativa reconhece o esporte como uma ferramenta no processo educativo, contribuindo com o desenvolvimento de habilidades e competências humanas, além de ser um grande contribuinte para a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal”.

 

As atividades acontecerão no contra turno escolar e serão ofertadas as modalidades de futsal, handebol, basquete, vôlei e judô para 100 jovens com idade de 06 a 17 anos. Pais e responsáveis também terão a oportunidade de participar de jogos cooperativos e ações realizadas pelo projeto.

 

Além disso, compondo a equipe técnica que gerenciará o projeto, está presente um psicólogo que atenderá demandas específicas dos participantes, quando necessário.

 

 

Parceiro

 

O Itaú Unibanco busca apoiar e promover o desenvolvimento de projetos que busquem impulsionar o enfrentamento das desigualdades sociais por meio do esporte. Assim surgiu, em 2019, o edital “Esporte e Transformação Social”, contribuindo para a criação, fortalecimento, ampliação e continuidade de programas para o desenvolvimento integral da população através da prática esportiva. A primeira edição recebeu mais de 230 propostas e contemplou 31 projetos. 

 

 

Guerreira Zeferina

 

Guerreira Zeferina é uma comunidade localizada no subúrbio ferroviário de Salvador que recebeu ações sociais realizadas pela AVSI Brasil de forma complementar ao trabalho de requalificação da área, realizado com recursos da Prefeitura Municipal de Salvador (PMS).

 

O projeto, que levava o mesmo nome do conjunto habitacional, teve o objetivo de promover o exercício da participação e a inserção social das famílias para uma melhor qualidade de vida. Ao todo, de 2015 a 2019, foram realizados 3.017 atendimentos individuais e mais de 20 atividades profissionalizantes (entre cursos e oficinas) que contribuíram para o incremento da renda familiar dos moradores.



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.